Casa de Dona Yayá tem atividades de férias para crianças e adultos

Neste mês, “Férias na Yayá” traz contação de histórias, teatro e exibição de filmes, entre outros atrativos

04/07/2022 - Publicado há 2 anos
Crianças em atividades de pintura e confecção de brinquedos artesanais durante a edição 2019 das Férias na Yayá, a última antes da pandemia de covid-19 – Foto: Acervo CPC-USP

Neste mês, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP promove as Férias na Yayá, evento que oferece atividades artísticas, culturais e recreativas para o público infantojuvenil e adulto. Entre essas atividades estão oficinas infantis com brincadeiras, contação de histórias, apresentação de práticas tradicionais de artes cênicas, como mímica e palhaçaria, sarau musical literário sobre a cultura caipira e sessões de cinema. O evento é gratuito e acontece na Casa de Dona Yayá, sede do CPC, no bairro da Bela Vista, popularmente conhecido como Bixiga, no centro de São Paulo.

As atividades ocorrem às quartas-feiras e domingos. Nesta quarta, dia 6, às 19 horas, haverá a exibição do filme Cine Marrocos, documentário produzido em 2018, com direção de Ricardo Calil. No filme, um antigo cinema de São Paulo é ocupado por sem-tetos, refugiados africanos e imigrantes latino-americanos. Na outra quarta-feira, dia 13, às 19 horas, o filme a ser exibido é Oxente, Bixiga!, de 2021, dirigido por Daniel Fagundes e Fernanda Vargas, que retrata a vida dos migrantes nordestinos no bairro do Bixiga.

Já no dia 17, domingo, haverá três atividades, intituladas Brinquedos e Brincadeiras, Teatro no Jardim e Cineclubinho. A primeira, às 10 horas, inclui jogos infantis, contação de história e confecção de brinquedos. Esquetes de mímica, palhaçaria e encenações com interação entre os atores do grupo Cepeca e o público farão parte do Teatro no Jardim, às 12h30, e, no Cineclubinho, às 15 horas, será exibido o filme O Menino e o Mundo, uma animação de 2013 dirigida por Alê Abreu, que conta a história de um menino que sai em busca de seu pai.

No dia 20, quarta-feira, às 19 horas, Férias na Yayá vai exibir Todos os Mortos (Drama, 2020, Brasil/França, direção de Caetano Gotardo e Marco Dutra). O filme mostra uma família aristocrata que fica arruinada com o fim da escravidão e outra família, negra, que vive no abandono.

O Pai da Rita (comédia, 2021, Brasil, direção de Joel Zito Araújo) é o filme que será exibido no dia 27, quarta-feira, às 19 horas. Nele, dois compositores da escola de samba Vai-Vai – tradicional agremiação do Bixiga – disputam a paternidade da filha da passista.

Concluindo as Férias na Yayá, no dia 31, domingo, o evento vai promover mais três atividades. Às 11 horas, o grupo Ô de Casa apresenta sarau literário e musical que traz no repertório poemas e canções da cultura brasileira. Às 12h30, o grupo Cepeca volta a fazer esquetes de mímica, palhaçaria e encenações. E, finalmente, às 15 horas, a exibição de Território de Brincar (documentário, 2015, Brasil, direção de David Reeks e Renata Meirelles) – filme que mostra brincadeiras de crianças de todas as regiões do Brasil – fecha a programação.

Além de participar das atividades, os visitantes poderão conhecer também a história de Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá, na exposição Yayá: Cotidiano, Feminismo, Doença, Riqueza, atualmente em cartaz no local.

A Casa de Dona Yayá é um bem cultural da USP e lugar de memória da cidade de São Paulo, tombada pelos órgãos de patrimônio municipal e estadual. Ela está ligada à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O evento Férias na Yayá será realizado nos dias 6, 13, 17, 20, 27 e 31 de julho na Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, em São Paulo). É preciso o uso de máscara e a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19. Mais informações podem ser obtidas neste link, no site do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, pelo e-mail cpcadm@usp.br e pelos telefones (11) 2648-1501 e (11) 2648-1511.