Cinema da USP faz mostra de filmes inspirados nos quadrinhos

Mostra “24 Quadrinhos por Segundo” começa nesta segunda-feira, dia 20, e se estende até 8 de julho

 20/06/2022 - Publicado há 2 anos

Cartaz da nova mostra do Cinema da USP Paulo Emílio - Foto: Reprodução/Cinusp

A partir desta segunda-feira, dia 20, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) apresenta 24 Quadrinhos por Segundo, mostra de filmes inspirados em histórias em quadrinhos. O evento vai apresentar 15 obras, incluindo Dick Tracy, Barbarella, Sin City – A Cidade do Pecado e Turma da Mônica. No dia 30, às 19 horas, a exibição do filme The Umbrella Academy será seguida de debate com o quadrinista paulistano Gabriel Bá, ilustrador da série de HQ The Umbrella Academy, escrita por Gerard Way e vencedora em 2008 do Prêmio Eisner – o “Oscar” dos quadrinhos. As sessões da mostra acontecem de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, na sala do Cinusp no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é grátis (confira a programação completa no site do Cinusp).

Os 15 filmes que serão exibidos na mostra pertencem a diferentes gêneros, épocas e nacionalidades. Dick Tracy (Estados Unidos, 1990) traz para as telas o famoso detetive lançado em 1931 por Chester Gould. No filme, dirigido por Warren Beatty, Tracy tenta parar a onda de crimes do vilão Big Boy Caprice na Chicago dos anos 30, enquanto enfrenta problemas amorosos e dificuldades para cuidar de uma criança de rua com quem fez amizade.

Sin City – A Cidade do Pecado (EUA, 2005) é uma adaptação que transpõe quase literalmente as cores, os quadros e a atmosfera dos quadrinhos para a tela em uma obra neonoir. Algumas delas contam com a regência do diretor convidado Quentin Tarantino.

A Turma da Mônica – Laços (Brasil, 2019) é a única produção nacional presente na mostra. Dirigido por Daniel Rezende, reúne elementos fiéis aos gibis originais. O filme já foi assistido por mais de 2 milhões de pessoas de todas as idades.

Um clássico cult dos anos 60, Barbarella (França/Itália, 1968) foi um dos primeiros filmes de ficção científica a colocar uma mulher protagonista, num papel sexualizado mas não num lugar de submissão, de acordo com a sinopse preparada pelo Cinusp. “Em um futuro distante, a viajante espacial e representante do governo das Terras Unidas é enviada para procurar o cientista nefasto Durand Durand e impedi-lo de construir sua criação mortal: uma arma que pode destruir a humanidade.”

Baba Yaga (Itália/França, 1973) retrata a vida da jovem fotógrafa Valentina, que sofre uma reviravolta quando, voltando para sua casa em Milão a pé, de madrugada, cruza com uma estranha e sedutora que se apresenta para ela como Baba Yaga. “Após uma carona até em casa, Valentina desenvolve um interesse místico por essa mulher que parece tê-la enfeitiçado, desejando o controle sobre seu corpo e sua alma.”

Ghost-World: Aprendendo a Viver (EUA/Reino Unido/Alemanha, 2001) é um clássico dos filmes sobre amadurecimento. “É difícil não se relacionar com os personagens únicos e esquisitos do filme, em particular pela abordagem sensível que tanto o roteiro quanto a direção constroem”, destaca a sinopse do Cinusp. “Mesmo cheio de sensibilidade, essa comédia ácida não perde seu humor inteligente e afiado graças às ótimas performances da jovem Scarlett Johansson, Steve Buscemi e Thora Birch.”

Lady Oscar (França/Japão, 1979) é um dos trabalhos mais políticos de Jacques Demy. Gravado no Palácio de Versalhes, na França, ele coloca em pauta questões de gênero e sexualidade e a luta social em um enredo carregado de complexidade, mas sem abandonar a estilização de contos de fadas típica dos filmes de Demy. É uma adaptação de um mangá japonês da década de 1970.

Lady Snowblood: Vingança na Neve (Japão, 1973) traz a história de uma assassina – Lady Snowblood – que cresceu sem o amor de uma família, concebida apenas para herdar o caminho de vingança de sua mãe. “Procurando a gangue de criminosos que matou sua família e sequestrou sua mãe, ela não mede esforços para caçar e matar eles um por um.”

Oldboy (Coreia do Sul, 2003) também é uma adaptação de mangá. “Oh Dae-su está trancado em um quarto há quinze anos. Ali é alimentado diariamente, dorme induzido por um gás e sua única companhia é uma televisão. Um dia o colocam dentro de uma mala e o devolvem ao mundo real. Oh Dae-su agora quer entender o que lhe aconteceu e se vingar de quem fez isso.”

“Nem toda adaptação precisa ser completamente fiel ao seu trabalho original. Marcas da Violência (EUA, 2005), dirigido por David Cronenberg, toma rumos diferentes do quadrinho, feito mais nos moldes do estilo visual do diretor do que do quadrinista”, explicam os curadores em nota sobre a mostra, publicada no site do Cinusp.

“Para além dos filmes de ação ou horror, histórias sensíveis e íntimas como Nossa Irmã Mais Nova (Japão, 2017), de Hirokazu Koreeda, não deixam dúvidas de que os temas abordados nos quadrinhos conseguem abarcar uma ampla gama emocional, seja através do humor ou da lenta exposição de cotidianos familiares, sem precisar seguir a jornada de conquistas e derrotas de um herói mitológico.”

Ainda de acordo com o Cinusp, Scott Pilgrim Contra o Mundo (EUA, 2010) é talvez um dos filmes mais divertidos e “malucos” do diretor Edgar Wright.

Sobre Perigo: Diabolik (Itália/França, 1968), a sinopse do Cinusp destaca que Diabolik é um superladrão. “Com seu corpo atlético, suas roupas pretas e seus carrões, ele se diverte roubando dos ricos – e do Estado – e atormentando a polícia ao lado de sua comparsa e amante, Eva. Quando o governo bola um plano para evitar que Diabolik continue seus roubos, o ladrão encontra o mais divertido de seus desafios.”

No norte europeu, o trabalho de Coco Moodysson Nós Somos as Melhores (Suécia, 2013) foi adaptado para o cinema por seu marido, Lukas Moodysson, gerando um filme acolhedor sobre um grupo de garotas punk de 13 anos na Suécia. “Amantes de punk, duas melhores amigas tentam agitar a cena com sua nova banda. Pela falta de habilidade musical, elas são obrigadas a pedir ajuda para uma menina cristã que toca violão. Juntas, elas desenvolvem uma bela amizade, enquanto tocam e lidam com as crises que a pré-adolescência traz.”

The Umbrella Academy se tornou uma série de TV a partir da HQ de Gerard Way. A história enfoca um grupo de seis crianças dotadas de superpoderes, criadas como super-heróis.

A mostra 24 Quadrinhos por Segundo acontece de 20 de junho a 8 de julho, de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, no Cinema da USP Paulo Emílio (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo). Entrada grátis. É necessário o uso de máscara. Mais informações estão disponíveis no site do Cinusp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.