Evento na USP apresenta detalhes do mais acurado mapa da Via Láctea

Com dados do satélite Gaia, Agência Espacial Europeia divulgou novas descobertas sobre a galáxia, que estão revolucionando a astronomia; evento terá transmissão ao vivo no dia 23 de junho, às 12 horas

15/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 20/06/2022 as 8:41
Via Láctea vista da Terra – Foto: ESA/Gaia/DPAC; CC BY-SA 3.0 IGO / A. Moitinho

.
A Agência Espacial Europeia (ESA) liberou a segunda parte dos dados de uma série de divulgações sobre a Missão Gaia, considerada a maior coleção de dados já feita sobre a Via Láctea. De acordo com o professor Ramachrisna Teixeira, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, os resultados devem provocar uma alteração revolucionária na base do conhecimento astronômico.

Teixeira, um dos astrônomos brasileiros envolvidos neste trabalho, apresentará detalhes dos últimos resultados divulgados pela ESA na próxima edição do Astronomia ao Meio-Dia, evento público e gratuito, voltado a todos os interessados em astronomia. A palestra acontece no próximo dia 23, das 12h às 13h, no IAG e também terá transmissão ao vivo pelo Youtube.

“O que torna os dados Gaia revolucionários são a abundância e a qualidade inéditas, e também a diversidade de categorias de objetos observados”, afirma o professor. Ele conta que colegas de todas as partes do mundo estão mergulhados em um oceano de posições, movimentos, brilhos e cores, disponibilizados pelo satélite que vigia a Via Láctea. Os últimos resultados científicos da missão incluem uma nova compreensão de como as estrelas se agrupam e o fato de que a Via Láctea de hoje foi formada a partir de uma fusão de galáxias.

Um universo de dados que está levando pesquisadores a confirmar, rever e refinar o que se sabia, até então. Entre eles, a grandeza mais importante de toda a astronomia: a distância de mais de 1,5 bilhão de estrelas, que permitirá sua posição, movimento, brilho e cor. “Sem exagero, estamos vivendo uma nova era no estudo da galáxia e do Universo”, comemora Teixeira.

Saiba mais sobre a Missão Gaia no vídeo a seguir:

+ Mais

Observatório astronômico da USP faz 50 anos com opções de lazer científico

Missão Gaia traz o maior censo sobre a Via Láctea da história

Astronomia ao Meio-Dia

Após dois anos de pausa provocada pela pandemia de covid-19, o Astronomia ao Meio-Dia inicia um novo ciclo de palestras presenciais. Os encontros ocorrem desde 2011 nas dependências do IAG, sempre às quintas-feiras, ao meio-dia. As palestras, com linguagem científica acessível e temas variados, são voltadas a todos os interessados em astronomia, especialmente aos estudantes de graduação.

A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Como medida de precaução neste período de pandemia, a ocupação do Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares, onde serão realizados os encontros, será restrita à metade da capacidade máxima (aproximadamente 60 lugares disponíveis).

Missão Espacial Gaia: revolução na base do conhecimento astronômico

Dia 23/06, às 12h
Local: Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP
Rua do Matão, 1226, bloco G, Cidade Universitária, São Paulo