Planetas rochosos fora do sistema solar colidiram há pouco tempo

Uma colisão semelhante entre um corpo do tamanho de Marte e a Terra há 4,5 bilhões de anos pode ter gerado os detritos que mais tarde formaram a Lua

 

Resultados publicados no periódico The Astrophysical Journal, usando dados do telescópio Sofia, da Nasa e da Agência Espacial Alemã, mostram que pode ter ocorrido uma grande colisão entre planetas rochosos fora do nosso sistema solar em época relativamente recente.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica que colisões como essas podem mudar os sistemas planetários. Por exemplo, acredita-se que uma colisão entre um corpo do tamanho de Marte e a Terra há 4,5 bilhões de anos tenha criado detritos que mais tarde formaram a Lua.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.