Planetas rochosos fora do sistema solar colidiram há pouco tempo

Uma colisão semelhante entre um corpo do tamanho de Marte e a Terra há 4,5 bilhões de anos pode ter gerado os detritos que mais tarde formaram a Lua

15/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/11/2019 as 12:43

Resultados publicados no periódico The Astrophysical Journal, usando dados do telescópio Sofia, da Nasa e da Agência Espacial Alemã, mostram que pode ter ocorrido uma grande colisão entre planetas rochosos fora do nosso sistema solar em época relativamente recente.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica que colisões como essas podem mudar os sistemas planetários. Por exemplo, acredita-se que uma colisão entre um corpo do tamanho de Marte e a Terra há 4,5 bilhões de anos tenha criado detritos que mais tarde formaram a Lua.

Ouça detalhes clicando no player acima.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.