Cálcio dos nossos ossos vem de estrelas e supernovas

Entenda como é o ciclo de vida das estrelas onde é forjado o cálcio e outros elementos que estão na Terra

 21/08/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Uma nova pesquisa sugere que as supernovas ricas em cálcio começam como estrelas compactas que perdem massa rapidamente no final de suas vidas, liberando uma camada externa de gás que colide com materiais em explosão.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, explica que essa é uma das origens do cálcio no planeta Terra, presente nos nossos ossos e dentes e até em minerais diversos na natureza.

Clique no player acima para ouvir.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.