“Série Energia”: As baterias usadas pelos veículos elétricos evoluíram nos últimos 200 anos

Um dos primeiros protótipos foi inventado por Thomas Edison e, desde então, a tecnologia se desenvolve em busca de redução de custo, sustentabilidade e melhor eficiência

 03/06/2022 - Publicado há 2 anos
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Bateria de carro – Foto: via Pixabay/CC0 Public Domain
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O uso de veículos elétricos como forma de transporte tem crescido muito nos últimos anos, principalmente devido à poluição atmosférica e à necessidade de descarbonização e preservação do meio ambiente. Apesar dos desafios relacionados à infraestrutura, com o passar dos anos diversas soluções tecnológicas têm sido produzidas e as vendas de carros elétricos aumentam continuamente. O que muito pouca gente sabe é que apesar de ser uma tendência recente, os primeiros veículos elétricos foram criados há cerca de dois séculos, tendo deixado de ser prioridade com as descobertas de reservas de petróleo e a construção de grandes estradas até a década de 90 do século passado, época em que seu desenvolvimento foi impulsionado novamente.

Os veículos elétricos diferem dos tradicionais porque não usam a queima de combustíveis para gerar energia, mas sim as baterias, que são como o coração do carro, moto ou ônibus, sendo o principal local de armazenamento de energia necessária para o seu funcionamento. As baterias funcionam da seguinte forma: assim como nas pilhas, existe um polo positivo e um polo negativo que são ligados entre si, fazendo com que os elétrons se movam, produzindo uma diferença de potencial, e, consequentemente, uma corrente elétrica.

Os primeiros carros elétricos tinham baterias bem diferentes das atuais. As baterias de níquel-ferro, inventadas por Thomas Edison foram uma das primeiras a serem utilizadas e apresentavam como vantagem a facilidade de reciclagem e ausência de materiais tóxicos. Seu custo de produção, no entanto, era muito alto e elas tinham grande peso. No Brasil, o primeiro carro elétrico apresentava como tipo de bateria o chumbo-ácido, que possuía baixa densidade de energia, alto peso e afetava o meio ambiente em sua produção e descarte.

A partir de então, muito se evoluiu em pesquisa e desenvolvimento, principalmente com relação ao material e desempenho das baterias, e mais tarde, em 2004, surgiu o primeiro carro elétrico a funcionar com íon-lítio, tendo se tornado o material mais utilizado atualmente.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. 

Ouça no player acima o episódio inédito e na íntegra sobre a evolução de baterias para uso em veículos movidos por eletricidade.


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