Tempo seco e frio acende sinal de alerta para quem sofre de asma

Rafael Stelmach diz que, na prevenção de crises, alguns cuidados podem ser tomados em casa, como arejar bem os ambientes e lavar as roupas de frio

 26/05/2022 - Publicado há 2 anos
Atividades como a faxina e contato com objetos sujos e com mofo podem piorar  as crises de asma – Ilustração: Reprodução/Ascom/Sesau/Ag. Alagoas
Logo da Rádio USP

A asma é uma doença respiratória que inflama as vias aéreas, dificulta a respiração e, inclusive, pode levar à morte. Com o tempo seco do outono e inverno, o quadro da doença pode vir a piorar, por isso os cuidados precisam ser maiores.

Rafael Stelmach – Foto: Arquivo pessoal

Rafael Stelmach, pneumologista do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, explica que “o pulmão está diretamente relacionado com o meio ambiente, uma vez que respiramos o ar”. Logo, estamos expostos a tudo que lá está presente e isso pode gerar uma crise de asma.

Para além do tempo seco no frio, atividades como a faxina (inalação de pó e produtos de limpeza) e contato com objetos sujos e com mofo (por exemplo, uma blusa de frio que ficou muito tempo no guarda-roupa) são fatores que podem piorar o quadro de asma ao aumentar o processo inflamatório. “O asmático, mesmo que ele não tenha sintoma nenhum, se tirar um ‘pedacinho do pulmão’, será encontrada a inflamação. Então, ela está sempre lá. Porém, quando tem a exposição, aumenta a inflamação”, explica o especialista. 

Cuidados

Stelmach destaca que o medicamento é importante para controlar a inflamação e não ter agravamento da doença. Ele orienta que as pessoas continuem tomando, pois muitos pacientes param de tomar o remédio quando melhoram um pouco. O “asmático tem que entender que existe essa relação e o que faz ele ficar melhor […] é a medicação, o mais importante, assim como em todas as outras doenças crônicas”.

Tem alguns cuidados que podem ser tomados em casa, como lavar as roupas de frio para justamente não ter problema com mofo, arejar bem e, de alguma forma, deixar de o ar circular – com o ambiente fechado, a probabilidade é de piorar o quadro de asma.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.