Número de curados da covid-19 cresce cada vez mais

O total de pacientes curados já ultrapassa 40% dos casos no Brasil

 03/06/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

O mundo todo está vivenciando a crise gerada pelo novo coronavírus e suas graves consequências. Só no Brasil já são mais de 440 mil infectados e mais de 26 mil mortos até o momento. Entretanto, o número de recuperados cresce mais a cada dia e traz esperança para este momento tão difícil.

Até o dia 28 de maio, 40% dos infectados estavam curados. Isso  significa que mais de 177 mil pessoas venceram a doença, segundo o Ministério da Saúde. O médico assistente do Setor de Moléstias Infecciosas e Tropicais Fernando Crivelenti Vilar, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da  USP, explica que ainda não é possível saber o real status imunológico destes pacientes curados, ou seja, se poderão ou não voltar a ter a doença. 

Vilar conta que os pacientes curados poderão ainda auxiliar na busca de vacinas e medicamentos contra a covid-19, principalmente através de pesquisas com o plasma sanguíneo. É que o plasma é um componente do sangue, no qual circulam anticorpos e citocinas anti-inflamatórias que podem ajudar a combater o novo coronavírus.

Ouça a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.