“Jornal da USP” é finalista em concurso internacional de jornalismo

Reportagem sobre estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é a única brasileira, na categoria Jornalismo Universitário, na final do concurso da Inter American Press Association

29/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 02/05/2022 as 18:07

A reportagem Produção Científica na USP é Marcada por Desigualdade de Gênero, Aponta Estudo, publicada no Jornal da USP em 21 de dezembro de 2021, de autoria da estudante de jornalismo Brenda Marchiori, é a única brasileira finalista na categoria Jornalismo Universitário do Concurso de Excelência Jornalística, edição 2022, organizado pela Inter American Press Association (SIP). Participam do concurso profissionais de mídia da América do Norte, América Latina e Caribe.

Aos 24 anos, Brenda é estagiária no Polo Ribeirão Preto, da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, e cursa o terceiro ano de Jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Ela concorreu com mais de mil inscritos em cada uma das 14 categorias do concurso. A reportagem é sobre levantamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP que mostra que o porcentual de contratações e a diferença de impacto da produção científica entre os gêneros se mantiveram desiguais nos últimos 30 anos.

Brenda Marchiori cursa o 3º ano de Jornalismo

O estudo foi feito com 3.067 docentes da USP – 36,8% do total – e mostrou que 61,7% eram professores e 38,28%, professoras. O gênero masculino também apresentou índices maiores de publicações, de citações por ano, de produtividade e de impacto científico.

Para Brenda, o resultado de que foi selecionada para a fase final do concurso é uma surpresa. “Eu gostei muito de fazer a reportagem porque é um assunto que me interessa, mas eu me inscrevi no concurso sem muita expectativa. Estou adorando”, comemora. A editora Rosemeire Talamone diz que a seleção da reportagem da Brenda para a fase final do concurso mostra que o trabalho feito com os estagiários está no caminho certo, envolve várias frentes e conta com a contribuição dos três jornalistas do setor, cada um na sua expertise. “Na verdade é o reconhecimento da pesquisa feita na Universidade que deu subsídios para o texto e é, de certa forma, uma mostra de que, ao oferecer estágio, contribuímos para formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, afirma.

+ Mais

“Jornal da USP” recebe o Prêmio Amigo do Livro

Além de Brenda, os outros brasileiros selecionados foram: Cobrança do Billo: Quando as Fake News Prevalecem, Marcus Vinícius Luna dos Santos Billo, Jornal Tribuna Independente, de Maceió/AL, na categoria Desenho Animado; Lava Jato, do Portal Poder 360, na categoria Cobertura de Notícias; Imaginei Perder ou Largar?, do portal Artigo 19, na categoria Direitos Humanos e Serviço à Comunidade; – Perspectiva Racial, Andreia Pereira da Silva, no Jornal Hoje em Dia, de Belho Horizonte/MG, na categoria Opinião; Ex-Cunhada Implica Jair, Juliana Schwartz dal Piva. Portal UOL, na categoria Jornalismo Profundo, e o programa Cuidados Paliativos, da CNN Brasil, na categoria Jornalismo de Saúde.

A cerimônia de premiação será na Assembleia Anual da SIP, em Madri, Espanha, de 27 a 30 de outubro. Os vencedores são geralmente anunciados em agosto e o prêmio para o primeiro lugar em cada categoria é de US$ 2 mil.