Fascículo mostra ações para promoção da diversidade e da inclusão na ciência paulista

Material que compõe livro comemorativo dos 60 anos da Fapesp aborda avanço da participação feminina na ciência e impacto das cotas nas universidades públicas

04/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/05/2022 as 11:52
Inclusão de estudantes indígenas no ensino superior é abordada no fascículo – Foto: Antonio Perri/ Unicamp Fapesp

.
A ampliação da diversidade de gênero na ciência e o impacto das cotas nas universidades públicas são temas do novo fascículo Diversidade e Inclusão, o oitavo de dez que vão compor o livro comemorativo FAPESP 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento. A publicação disponível on-line é uma maneira de mostrar os feitos da fundação relacionados à política de Estado para o desenvolvimento científico e tecnológico de São Paulo.

O livro mostra como o avanço da participação feminina na ciência paulista tem sido favorecido por uma série de medidas adotadas pela Fapesp nos últimos anos – como, por exemplo, a inclusão na súmula curricular de informações sobre eventuais interrupções na carreira devido à licença-maternidade ou paternidade – e do apoio da fundação ao desenvolvimento de projetos de pesquisas ligados a questões de gênero. Em pouco mais de duas décadas, a Fapesp concedeu 211 auxílios e bolsas a 170 pesquisadores dedicados ao estudo de temas como igualdade de gênero, sexualidade e violência contra a mulher.

Além disso, a taxa de sucesso na aprovação de projetos de pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é praticamente igual para homens (41%) e mulheres (38%), ainda que haja variações entre áreas do conhecimento. Entre 2000 e 2016, a participação feminina cresceu de 36% para 42% entre os pesquisadores responsáveis por projetos submetidos, também com variações por área: 25% nas engenharias e 56% nas ciências da saúde, de acordo com dados da Gerência de Estudos e Indicadores da Fundação.

Ampliação do acesso ao ensino superior

O fascículo analisa também o impacto das cotas nas universidades públicas, que abriram oportunidades de acesso ao ensino superior para pessoas pretas e pardas, equiparando a sua participação efetiva no total da população brasileira. Essa reviravolta é resultado de um intenso trabalho político de múltiplos agentes, do comprometimento das universidades com as chamadas ações afirmativas e também de pesquisas, várias delas apoiadas pela Fapesp, que subsidiaram políticas públicas.

Capa do fascículo número 8 – Foto: Reprodução / Fapesp

Uma dessas pesquisas comparou a performance de 1 milhão de alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) entre 2012 e 2014 e concluiu que o desempenho de formandos que ingressaram no ensino superior via ações afirmativas equivale ou supera o de jovens que chegaram às instituições de ensino superior pela chamada ampla concorrência.

O material aborda ainda a questão da diversidade na construção do conhecimento. Nas universidades públicas do Estado de São Paulo, diversas iniciativas têm sido adotadas para incentivar o ingresso de indígenas e pessoas com deficiência, entre outros. Mas não só: o grande desafio é possibilitar que eles permaneçam no sistema e prossigam com a vida acadêmica. É aí que entram as bolsas de iniciação científica, de mestrado e doutorado, que incentivam os jovens a continuar estudando e a ingressar no universo da pesquisa.

O 8º fascículo do livro traz também dois artigos: violência nossa de cada dia, assinado por Eunice Aparecida de Jesus Prudente, da Faculdade de Direito da USP; e Pesquisa e inclusão de povos indígenas, de Gersem Baniwa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). E pode ser lido neste link.

Para conhecer os sete primeiros fascículos do livro, clique nos links:

Para acompanhar o livro comemorativo, acesse: 60anos.fapesp.br/livro

Texto adaptado da Agência Fapesp