Influência da gravidade sobre habilidades mentais é destaque em boletim de astronomia

Nova edição do “Dia e Noite com as Estrelas” apresenta notícias e curiosidades do mundo da astronomia e está disponível gratuitamente na internet

 10/11/2021 - Publicado há 2 anos
Estudo sobre gravidade pode auxiliar no treinamento de astronautas – Foto: Freepik

.
A nova edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas destaca como a gravidade influencia nossas
habilidades mentais e principalmente como tomamos decisões, já que ela pode desempenhar
um grande papel na regulação do comportamento, percepção e cognição. A notícia faz parte de um estudo da Universidade Royal Holloway de Londres que apresentou resultados surpreendentes sobre como nosso sistema nervoso infere a gravidade por meio da integração de sinais sensoriais em um processo denominado gravicepção. A descoberta pode ajudar no treinamento de astronautas em viagens espaciais.

O boletim também trata da passagem do Equinócio de Primavera para o hemisfério sul, da utilização de microlentes gravitacionais para identificar planetas, das contribuições do cientista grego Eudoxo (406 – 355 a.C.) para a Astronomia, além de outras notícias, novidades e curiosidades de destaque do mundo científico atual.

Capa da última edição do boletim DNCE – Foto: Reprodução/IAG

A publicação mensal de notícias de ciência e informações sobre o céu noturno foi lançada em setembro de 2020 e é feita por estudantes de graduação e pós-graduação do IAG, do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e tem coordenação do professor Ramachrisna Teixeira, em colaboração com Roberto Boczko, ambos do IAG.

As publicações do boletim podem ser encontradas no site do IAG. Para receber as edições mensais no e-mail ou WhatsApp, basta se inscrever na lista de transmissão.

Confira mais informações sobre o boletim Dia e Noite com as Estrelas no Facebook, Twitter (@boletimdnce) ou no Instagram (@boletimdnce)

Para ver a última edição clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.