Evento do IEA será oportunidade para melhor compreender Darwin

Eli da Veiga destaca que, no livro “A Origem das Espécies”, Darwin não fez praticamente nenhuma referência à espécie humana

11/11/2021 - Publicado há 2 anos

O livro The Descent of Man, de Charles Darwin, que completa 150 anos, será o tema central das discussões no evento on-line do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O livro foi publicado 12 anos depois da obra mais conhecida do naturalista inglês, A Origem das Espécies. Eli da Veiga se diz impressionado pelo fato de poucos aqui no Brasil conhecerem The Descent of Man. “Trata-se de um evento da máxima importância por abordar o que pode ser considerada a segunda metade da obra de Darwin”, explica o colunista.

Eli da Veiga destaca que, no livro A Origem das Espécies, Darwin não fez praticamente nenhuma referência à espécie humana. “Por uma série de razões, ele decidiu evitá-las”, cita o colunista. Aqui no Brasil, os poucos que sabem sobre o livro que completa 150 anos o conhecem com o título de A Origem do Homem. O encontro do dia 22 terá a moderação da professora Maria Elice de Brzezinski Prestes, do Instituto de Biociências (IB) da USP, e exposição de Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), e Nelio Bizzo, da Faculdade de Educação (FE) da USP. O evento poderá ser acompanhado pelo www.iea.usp.br/aovivo.

Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.