Pesquisas mostram como evitar lesões em atletas infantis

De equipamentos de proteção ao Bio-Banding, em que os atletas são agrupados pela maturidade biológica, o objetivo é prevenir lesões e preservar o futuro atleta

 01/10/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Qualquer modalidade esportiva oferece risco de lesões e com crianças não é diferente. Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Roberto Santiago traz resultados de algumas pesquisas que avaliam os riscos de lesões esportivas em crianças e alternativas para evitá-las. Esses resultados podem ser conferidos nos artigos Desvendando por que algumas crianças correm mais risco de lesões esportivas e o que podemos fazer a respeito, do Journal of Science and Medicine in Sports, e Tornando os esportes mais seguros para crianças: usando dispositivos biomecânicos para prevenir lesões, do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

Como as crianças que praticam esportes estão expostas às lesões tanto quanto os adultos, os pesquisadores estudam formas de tornar as atividades mais seguras para atletas que começam a treinar ainda na infância. Na pesquisa do IEEE, informa Santiago, os cientistas desenvolveram e testaram equipamentos de proteção específicos simulando a prática de futebol americano por crianças. Já o outro estudo sugere que a segurança física das crianças nos treinos é maior quando os atletas são agrupados pela maturidade biológica e não pela idade cronológica, no chamado Bio-Banding.

No Brasil, o professor Santiago destaca o trabalho do professor Guilherme Filgueiras de Carvalho e seu livro Futebol: Da Base ao Profissional. Segundo Santiago, o professor Carvalho se preocupa principalmente com concussões causadas pelas cabeçadas no futebol e defende que as bolas altas não sejam praticadas nas fases iniciais do esporte com as crianças.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.