Semana Luiz de Queiroz apresenta novidades do campus da USP em Piracicaba

Evento da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, que acontece de 4 a 9 de outubro, também terá atividades comemorativas e inauguração da estátua de Ermelinda Queiroz

28/09/2021 - Publicado há 3 anos
Estátua de Luiz de Queiroz com o prédio central ao fundo: Esalq promove semana de eventos on-line – Foto: Gerhard Waller/Esalq

.
Com a presença de personalidades políticas e promoção de atividades comemorativas, científicas e culturais, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e a Adealq (Associação dos Ex-Alunos da Esalq) realizam, de 4 a 9 de outubro, a 64ª Semana Luiz de Queiroz. A programação ocorrerá de maneira virtual, com transmissão pelo canal Esalq Mídias do Youtube.

O evento tem início no dia 4 de outubro, às 10 horas, com o pronunciamento dos dirigentes da USP e representações acadêmicas e políticas. Ainda ocorrerão as inaugurações do Museu de Logística Luiz de Queiroz e do Espaço Cultural Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, além de homenagem ao egresso da turma de 1936 da Esalq, engenheiro agrônomo Fernando Cardoso Penteado, falecido em 7 de setembro de 2021.

No dia 5 de outubro, às 14 horas, está programado o 7º Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow. O tema do encontro é Políticas Públicas no Setor Sucroenergético, atividade coordenada pelo professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq.

No dia 6 de outubro, às 14 horas, a Esalq fará a celebração dos 15 anos do Programa de Dupla Diplomação com instituições estrangeiras em Engenharia Agronômica e dos dez anos em Ciências dos Alimentos. A comemoração ocorrerá por meio de dois episódios especiais do podcast Estação Esalq, com entrevistas com docentes, estudantes e egressos.

Uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Piracicaba em comemoração aos 120 anos da Esalq será realizada no dia 8 de outubro e no sábado, dia 9 de outubro, acontece o encerramento da Semana Luiz de Queiroz e congraçamento das turmas pela Associação dos Ex-Alunos da Esalq, com programação neste link.

Estátua de Ermelinda Queiroz

Um dos destaques da 64ª Semana Luiz de Queiroz será a instalação de uma estátua em tamanho natural em homenagem a Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, esposa do patrono da Esalq, Luiz Vicente de Souza Queiroz. Ela ficará próxima ao Museu Luiz de Queiroz, no Jardim das Rosas, num espaço destinado a eventos externos e exposições interativas.

Na sessão de abertura da Semana, o professor Jacques Marcovitch, autor do livro Pioneiros e Empreendedores, discursará sobre a relevância de Ermelinda, mulher dedicada aos empreendimentos, participativa de reuniões de negócios com o marido, mostrando-se austera, perspicaz e determinada. Entre seus legados conjuntos com o esposo estão a usina elétrica, a fábrica de tecidos e a Escola de Agronomia de Piracicaba, que pode ser considerada o maior legado do casal. O projeto artístico e execução da estátua de Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz são de Luiz Eduardo dos Santos.

Acompanhe a transmissão dos eventos da Semana Luiz de Queiroz em: https://www.youtube.com/esalqmidias

Texto adaptado de Caio Albuquerque, Assessoria de Comunicação da Esalq