Vice-reitor e secretário da Agricultura participam da abertura da Semana Luiz de Queiroz

No dia 11 de outubro, aconteceram os atos solenes que abriram a “59ª Semana Luiz de Queiroz”

 13/10/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 17:40
Por

Atos solenes marcaram a abertura da 59ª Semana Luiz de Queiroz

No dia 11 de outubro, aconteceram os atos solenes que abriram a “59ª Semana Luiz de Queiroz”, realizada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) e Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”. O evento tem como objetivo congregar alunos e egressos dos cursos da Escola, professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais, para estabelecerem maior intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais.

2016_10_11_ESALQ_ACOM_Transferencia_do_Gabinete_da_Secretaria_de_Agricultura_0130
[A partir da esquerda] O secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; o vice-reitor Vahan Agopyan; e o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio
O vice-reitor Vahan Agopyan esteve presente durante as atividades da manhã e ressaltou a importância da Esalq no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “O Brasil é um país competente e competitivo no setor agro, e isso só é possível a partir de instituições como a Esalq. Se a USP tem destaque nos rankings internacionais, a parte agrícola da USP tem um destaque ainda maior. Isso demonstra que, de fato, a USP e a Esalq têm feito um esforço muito grande para que o país continue na vanguarda do agronegócio”, declarou o vice-reitor.

Vahan lembrou que no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2016 (NTU Ranking), divulgado no dia 10 de outubro pela National Taiwan University, a USP foi a universidade latino-americana mais bem classificada, ocupando a 56ª posição. Em Ciências Agrícolas, área de competência da ESALQ, a USP figura na 7ª colocação.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, também acompanhou as atividades, desde o hasteamento das bandeiras, e transferiu oficialmente o seu Gabinete para a Sala do Centenário da Esalq. Jardim ressaltou a importância do agronegócio no processo de retomada do crescimento da economia nacional: “Consideramos que, se os especialistas projetam um crescimento de pouco mais de 1% para a nossa economia no ano que vem, sabemos que o agronegócio terá um papel muito relevante, porque esse setor, apesar dos três anos de recessão, teve índices positivos de crescimento”.

2016_10_11_ESALQ_ACOM_Transferencia_do_Gabinete_da_Secretaria_de_Agricultura_0083
Os dirigentes aproveitaram para visitar a exposição “Visões da Ciência”, instalada na lateral do Prédio da Administração

O secretário parabenizou ainda a temática da Semana Luiz de Queiroz. “Se pudermos resumir toda essa programação, eu diria: inovação. Essa palavra será o diferencial da economia e do nosso setor, e a Esalq está antenada e preparada para fazer isso”, disse o secretário.

O diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio, reforçou a necessidade de formar profissionais qualificados. Nussio afirmou que não haverá o terceiro boom da agricultura, no Brasil e no mundo, se não tivermos gente preparada para isso. “O que é preparar um profissional para aquilo que ainda não sabemos o que será? O que será preparar profissionais em sete carreiras para um futuro que se descortinará, possivelmente, sem nada a ver com o presente do ponto de vista tecnológico. É muito provável que, em dez anos, muitas das tecnologias que temos hoje tenham caído em obsolescência. É por isso que temos reiteradamente trabalhado com o propósito de passar aos nossos alunos valores que transcendam o tempo, valores que possam ser utilizados daqui a trinta anos, para que esse profissional possa se reinventar e, qualquer que seja o pacote tecnológico que venha a se aproximar, que tenhamos condições com sensatez e compromisso social de irmos à frente”, afirmou.

A programação do período da manhã incluiu também a palestra “Empreendedorismo e Inovação na USP”, os lançamentos da Feira Tecnológica de Inovação do Agronegócio da Esalqshow 2017 e do AgTech Valley, a entrega de Moção de Aplausos pelos 10 anos da ESALQTec, e as premiações do “Desafio Aedes aegypti” e do “Simpósio Internacional de Iniciação Científica” (Siicusp).

(Com informações da Divisão de Comunicação da Esalq / Foto: Gerhard Waller)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.