Duos apresentam a viola caipira e o acordeão

Viola caipira e acordeão chegaram com os portugueses e marcam a cultura brasileira

 09/09/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 13/09/2021 as 13:09

O programa Revoredo desta semana apresenta três duos de viola caipira e acordeão, formados por Valdir Verona e Rafael de Boni; Thiago Paccola e Jonecir Fiori; e Neymar Dias e Toninho Ferragutti

Os dois instrumentos tradicionais da cultura brasileira chegaram com os portugueses. A viola caipira se interiorizou nas mãos dos trabalhadores do campo e, aos poucos, tornou-se uma das principais manifestações musicais do camponês brasileiro. Já o acordeão, também conhecido como sanfona, se tornou popular principalmente no nordeste, centroeste e sul do Brasil. No Nordeste, deu origem a um novo ritmo, o forró, característico da região.

As músicas apresentadas no programa são: Parceria nº 2; À sombra da Acácia; Das bandas do poente; Corcoveado; Apanhei-te cavaquinho; Pagode doido; Tristeza do Jeca/Merceditas; Encontros; Baião de cinco; Boiadeiro errante; De papo pro ar; Amargurado; Rio de Lágrimas e Cavalo preto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.