Abertura do Encontro de Docentes tem palestra do professor da Universidade de Harvard, Michael Sandel

O evento é uma iniciativa dos representantes das categorias docentes no Conselho Universitário

25/08/2021 - Publicado há 3 anos
O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou da abertura do encontro, que é promovido desde 2016 – Foto: Reprodução

Uma palestra do professor da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, Michael Sandel, marcou a abertura do Encontro de Docentes USP 2021, promovido no dia 25 de agosto. O encontro, que ocorre anualmente desde 2016, teve como temas meritocracia, estrutura de poder e relação entre universidade e sociedade.

O Encontro de Docentes da USP é uma iniciativa dos representantes das categorias docentes no Conselho Universitário, com o objetivo de discutir a autonomia universitária, a carreira acadêmica e a avaliação. A edição deste ano foi organizada por um comitê formado pelos professores Amâncio Jorge Oliveira, Ana Estela Haddad, Bruno Caramelli, Luiz Fernando Ramos e Marcílio Alves.

Após a palestra de Sandel, que é autor do livro A Tirania do Mérito: o que aconteceu com o bem comum?, foram promovidas mais duas mesas-redondas, que debateram a questão da estrutura de poder na USP e o papel da Universidade no contexto social.

“Os docentes têm uma carreira que considero privilegiada. Estou nessa carreira há 46 anos e nunca me arrependi de ter seguido por ela. É uma carreira muito interessante, que depende de nós, sobre a qual definimos as linhas que queremos seguir, e isso é fundamental. A crise institucional e a crise sanitária de nosso país não têm de ser obstáculo intransponível para nós. Como docentes e pesquisadores, temos condições de manter a carreira dinâmica. Temos o reconhecimento de nossos alunos e de nossos pares, prestígio que conquistamos pela dedicação”, afirmou o reitor da USP, Vahan Agopyan, na abertura do encontro.

Assista, a seguir, à íntegra da palestra de Michael Sandel.