Pouca acessibilidade digital aumenta discriminação para pessoas com deficiência

Segundo Biancha Angelucci, há uma diminuição da pluralidade das formas de comunicação e do entendimento de diferentes realidades e leituras de mundo

 23/08/2021 - Publicado há 3 anos
Por
A maior acessibilização deve partir dos próprios criadores das redes e deve passar por uma maior compreensão e conscientização da sociedade quanto à utilização igualitária dos espaços por todos – Foto: Governo do Rio de Janeiro

 

Logo da Rádio USP

Hoje em dia, é comum manter um perfil e acessar as redes sociais, pelo celular ou pelo computador, seja para entretenimento ou busca de conhecimento e informação. No entanto, para quase 46 milhões de brasileiros, declarados com pelo menos uma deficiência no Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse acesso não é tão fácil.

Portadora de baixa visão, a jornalista Mariana Rosa conta que tem dificuldades com o Instagram e o Tik Tok, por exemplo, por serem “redes muito apoiadas na visão”, que não oferecem recursos tão eficazes à sua deficiência. Os leitores de tela desses aplicativos “às vezes, pulam muito”, afirma, alertando sobre a necessidade de maior investimento no programa para o uso de tais ferramentas. A jornalista cita também a falta de audiodescrição e legendas em vídeos como recursos que “auxiliam bastante”.

Embora veja melhorias na acessibilidade digital ao longo dos últimos anos, Mariana, que é ativista dos direitos das pessoas com deficiências, diz notar a discriminação desse segmento da população nas redes sociais. A maior acessibilização, para a jornalista, deve partir dos próprios criadores das redes e, para tal, considera necessária maior compreensão e conscientização da sociedade quanto à utilização igualitária dos espaços por todos.

O que é acessibilidade digital?

Biancha Angelucci – Foto: Reprodução

Trata-se de um conjunto de recursos que minimizam “barreiras encontradas por pessoas com deficiência no acesso à informação e na participação em processos e meios de comunicação digital”, afirma Biancha Angelucci, professora do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo. E a participação ativa de pessoas com deficiência em todas as áreas, inclusive nas redes sociais, lembra a professora, não apenas garante seus direitos políticos, mas amplia “a experiência humana”, com o enriquecimento mútuo de diferentes pessoas e percepções ao andar juntas.

Ao contrário do ideal, diz a especialista da USP, a situação atual é de pouca acessibilidade digital, o que aumenta o preconceito e a discriminação, diminuindo a pluralidade das formas de comunicação e o entendimento de diferentes realidades e leituras de mundo. Para Biancha, distantes de códigos, línguas e modalidades de comunicação restritas àqueles com deficiência, as outras pessoas não conseguem enxergar além.

Como tornar as redes sociais mais acessíveis 

De acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, trabalha-se a acessibilidade a partir da identificação e eliminação de obstáculos e barreiras para essas pessoas. Os meios de comunicação, segundo Biancha, também devem compreender impedimentos à participação e acesso à informação de pessoas com deficiência, considerando, inclusive, que “pessoas com a mesma deficiência podem viver barreiras diferentes”, ao mesmo tempo em que, “pessoas com deficiências distintas podem enfrentar uma mesma barreira”, comenta a professora.

Com a audiodescrição (descrição de imagens por meio de áudio), por exemplo, conteúdos em imagens tornam-se acessíveis para pessoas com deficiência visual e para indivíduos com transtornos mentais, “que podem enfrentar dificuldades de leitura de símbolos”. Já a legendagem é útil para pessoas surdas sinalizantes (que utilizam a Língua Brasileira de Sinais), pessoas com deficiência auditiva oralizadas (que utilizam a língua oral, leitura de lábios ou escrita) e também ao deficiente intelectual.

Para conteúdos de áudio, a orientação é que seja utilizada fala mais lenta, evitando várias falas ao mesmo tempo. Em “cards”, é preciso evitar “texto sobre imagem, com cores de pouco contraste ou com letras de formato muito poluído”, explica Biancha. Outro recurso lembrado pela professora é o da veiculação do mesmo conteúdo em várias modalidades de comunicação para que seja acessível a diferentes públicos.

Para superar a segregação vivida por este segmento da população, a professora acredita que a conscientização sobre a importância da acessibilidade digital possa incluir “políticas de comunicação” que promovam “participação direta” de pessoas com deficiências. O que, segundo ela, abre espaço para que essas pessoas participem de discussões que vão além de suas próprias questões e alcancem o esporte, a saúde, a cultura, a política, a economia e a educação, ocupando espaço em todas as plataformas.

Biancha defende ainda a participação e contratação de pessoas com deficiência em ambientes virtuais, incorporando intérpretes de libras às rotinas da produção em vídeos, utilizando plataformas que geram legendagem automática e proporcionando cursos de audiodescrição aos trabalhadores do meio digital. Estas são ações fundamentais para a acessibilização, segundo a professora.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.