Um mamilo feminino com leite escorrendo… A imagem do novo pôster do filme Madres Paralelas, de Almodóvar, censurado pelo Instagram, que logo depois se desculpou oficialmente, é o tema de Ouvir Imagens, coluna de Giselle Beiguelman na Rádio USP (ouça o player acima).
“Muita gente comentando o caso da censura… Mas, como se sabe, computadores não enxergam. Os conteúdos visuais que postamos nas redes são mapeados pelas palavras que os descrevem e principalmente pelo reconhecimento de alguns padrões, como linhas, densidades e formas”, explica a professora. “Esses padrões designam, por exemplo, o que supostamente são seios, nádegas e pênis nas fotos que postamos na internet. E podem funcionar como um primeiro operador da censura das imagens nas redes sociais, um fato que vem se tornando cada vez mais comum.”
Na avaliação de Giselle Beiguelman, a polêmica gerada pela imagem de autoria do designer Javier Jaén para o filme de Almodóvar é mais um caso de censura algorítmica. “E certamente vamos assistir a um daqueles perrengues entre usuários e a plataforma, em que nós insistimos que as imagens são de outra natureza e algum editor, meio humano meio robô, vai provavelmente insistir que a imagem ‘fere as regras da comunidade’.”
Para a colunista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, a presença de algoritmos é uma nova modalidade de censura. “Uma censura que não proíbe. Antes, define, algoritmicamente, o direito do que e como se pode ver.”
Ouvir Imagens
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
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