Canal Minuto Vacina explica de maneira didática a importância da vacinação

Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas da USP criaram o projeto de divulgação científica para divulgar informações sobre vacinação para estudantes do ensino básico

06/07/2021 - Publicado há 3 anos
Imagem: Arte sobre foto/ Unsplash/ Minuto Vacina

.
O Brasil já foi referência mundial no processo de vacinação, nas campanhas realizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além disso, foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje o cenário mudou. A vacina da covid-19 demorou para chegar ao País e sua distribuição continua lenta. Muitas das mais de 500 mil vidas perdidas poderiam ter sido salvas.

Conscientes da importância da vacinação para salvar vidas e também da existência do movimento negacionista, Gabriela Camargo Zicman e Viviane Luri Okuda Okabayashi, duas estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, criaram um canal do YouTube que divulga informações a respeito da vacinação.

O Minuto Vacina tem como principal público-alvo crianças e adolescentes, e seu objetivo é explicar de maneira simples, objetiva e didática o mundo da vacinação. O canal tem até agora 19 vídeos de curta duração, com cerca de 5 minutos. Alguns dos assuntos abordados são a vacinação de diferentes doenças, como hepatite B, gripe, poliomielite e febre amarela, e também sobre outras abordagens da vacinação, como a sua origem histórica, como é desenvolvida e o atual movimento antivacina.

“A vacinação sempre foi algo de extrema importância, e agora com a pandemia isso ficou ainda mais evidente”, conta Gabriela Zicman. Ela comenta que a quantidade de fake news relacionadas à vacinação cresceu absurdamente, e o Brasil, antes referência, está deixando muito a desejar. E não só em relação à covid-19: “A gente começa a ver casos de doenças que já tinham sido erradicadas voltando a aparecer, como é o caso do sarampo, por conta da falta de vacinação. Então por isso a gente precisa ensinar e reforçar a importância das vacinas”.

Gabriela e Viviane realizam o projeto sob a orientação do professor Niels Olsen Saraiva Câmara. O Minuto Vacina, criado em setembro de 2020, pertence a um projeto de extensão chamado Inflamação no Dia a Dia, que também é responsável pelo perfil Click Obesidade, no Instagram.

Elas recebem uma bolsa do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e também têm apoio do programa Aprender na Universidade, da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Elas também fazem uma parceria com a Escola de Aplicação, da Faculdade de Educação (FE), para divulgar os vídeos para estudantes do ensino básico.

.

Confira um dos vídeos da série:

.

Para ver todos os vídeos, acesse: