Evento aborda a experiência de ensino e divulgação científica na Casa da Ciência durante a pandemia

Palestra sobre a experiência da Casa da Ciência em Ribeirão Preto será realizada, no dia 24 de setembro, no YouTube do Hemocentro de Ribeirão Preto

10/09/2021 - Publicado há 3 anos

O Centro de Terapia Celular (CTC) da USP em Ribeirão Preto promove, no dia 24 de setembro, às 14 horas, a palestra on-line Ensinando e Divulgando Ciência na Pandemia, com Vinicius Moreno Godoi, assessor administrativo da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. O projeto teve início em 2001 como parte do programa educacional do CTC, que é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Com o objetivo de aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino e apoiá-los, as atividades da Casa da Ciência precisaram ser adaptadas para a modalidade on-line durante a pandemia. A primeira experiência totalmente remota foi o Férias com Ciência On-Line, que permitiu que os estudantes realizassem experiências com materiais disponíveis em casa, pudessem trabalhar o método científico e até ajudar no combate às fake news.

O sucesso obtido neste novo modelo foi aplicado em outros programas da Casa da Ciência, como o Adote On-Line que já soma a participação de 586 alunos de diferentes escolas e cidades brasileiras. A iniciativa é apresentada semanalmente ao vivo, no canal do YouTube do projeto, e traz a cada encontro vídeos de pesquisadores e pós-graduandos da USP e do Hemocentro abordando conceitos das áreas em que atuam e uma pequena tarefa no final do encontro virtual.

Na palestra, Godoi contará como as atividades são realizadas, os caminhos e desafios na construção do conhecimento e da difusão científica na modalidade on-line, além dos bastidores das ações educacionais propostas que obtiveram sucesso. O evento será realizado no YouTube do Hemocentro de Ribeirão Preto, não é necessário fazer inscrição e será emitido certificado aos participantes.
Com informações de Eduardo Loria Vidal