Mestres violeiros tocam com novos artistas em festival on-line

O festival on-line “Violeiros do Brasil” reuniu mestres violeiros e convidados em uma série de apresentações com transmissão gratuita

 06/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta os trabalhos dos violeiros Tavinho Moura e Fabrício Conde, que participaram do festival on-line Violeiros do Brasil no dia 9 de abril. O programa desta semana é uma oportunidade para conferir um recorte do que foi o festival idealizado por Myriam Taubkin e Gabriel Fontes Paiva, por meio do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com o Projeto Memória Brasileira.

A proposta do festival foi realizar um mapeamento detalhado da música brasileira, reunindo 14 violeiros que se apresentaram on-line durante três finais de semana do mês de abril. Os mestres violeiros realizaram shows e tocaram um duo com convidados.

Tavinho Moura conta sobre a influência que grandes violeiros tiveram na sua música, destacando os nomes de Zezinho da Viola e Renato Andrade, “eles me ensinaram que a viola detém um segredo, uma coisa que é um repertório próprio, genuíno desse instrumento que, quem conhece sabe, é muito importante para a música brasileira”.

O programa apresenta as músicas: Bachianas Brasileiras no. 4 Aria; Isabel; Manoelzinho da Crôa; Coração disparado; Caboclo d’Água; Noites do Sertão, Dança maneiro pau; Mato Grosso; Encontro das águas; Canto de Ossanha; Laura; Nos quintais de Luanda; Tristeza do Jeca e Sanfona.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.