Festival on-line mostra o vínculo entre violeiros e suas raízes

Batizado de Festival Viola da Terra, foi criado para difundir a experimentação musical e as raízes tradicionais dos violeiros

 29/04/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho dos violeiros Thiago Paccola e Lucas Chagas, e Lyan, que se apresentaram no Festival Viola da Terra, evento que aconteceu no mês de abril deste ano  e tem como produtor artístico o compositor, pesquisador e violeiro João Paulo Amaral.

Festival Viola da Terra apresentou o universo da viola caipira instrumental, do tradicional ao contemporâneo. O evento, em formato on-line e gratuito, teve como objetivo incentivar as produções mais recentes, além de apresentar  novos artistas e, ainda, foi marcado pela combinação de experimentação musical e as raízes tradicionais da viola.

O festival também destacou a relação entre viola e território, estabelecendo um vínculo com as culturas locais, comunidades, famílias e espaços com os quais os violeiros possuem laços.

Nesta edição, o festival apresentou artistas paulistas, com uma programação diversa, composta por uma série documental sobre violeiros, violeiras e seus territórios, oficinas, rodas de prosa e apresentações musicais. 

O programa traz as músicas: Recomeço; Beira-mar; Disparada; Mineira; Na lida; Lamento sertanejo; Pássaro sem ninho; Comitiva Esperança; Tristeza do Jeca; How deep is your love; Canoeiro; Caçador; Rei dos Canoeiros; Oi, paixão; Amor e saudade; Vide, vida marvada; Black or White; You are not alone; Billie Jean e solos de pagode de viola.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.