A banda U2 é conhecida por diversos hinos no universo do rock

O programa História do Rock completa dois anos neste mês e para comemorar Mario De Vivo faz uma sequência de programas especiais e começa pela banda U2

 02/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 06/05/2021 as 11:59

Neste mês o programa História do Rock completa dois anos, o programa que tem como intuito trazer informações sobre personalidades e bandas do universo do rock faz uma série  especial de cinco programas. A série tem início com a história do U2, banda formada por Paul Hewson, David Evans, Adam Clayton e Larry Mullen que tocou pela primeira vez em 1976. “Apesar da qualidade que conhecemos, no início nenhum deles sabia tocar os instrumentos direito, e o vocalista Paul Hewson não cantava tão bem”, conta Mario De Vivo.

Em 1979 a banda gravou seu primeiro álbum, que circulou apenas na Irlanda e entre alguns amigos, contendo três faixas, uma delas com uma pegada básica de punk rock Out of Control; no ano seguinte outro álbum é lançado e a banda já demonstra o amadurecimento na música Boys, trazendo uma letra que fala sobre a perda da inocência infantil. Mas a música mais famosa deste álbum é I Will Follow com um estilo mais forte de punk, esse álbum fez o U2 conseguir notoriedade nos Estados Unidos.

Já o disco de 1981 October, é o que mais apresenta a religiosidade dos integrantes e a música Gloria é a mais religiosa de todas. Segundo De Vivo, o álbum não fez muito sucesso, mas a banda continuou evoluindo. 

Com os álbuns War de 1983, The Unforgettable de 1984 e The Joshua Tree de 1987, a banda finalmente conseguiu o prestígio mundial. De Vivo encerra o programa com duas músicas do álbum War, Sunday Bloody Sunday e New Year’s Day.

No próximo episódio do História do Rock, tem continuidade a história do U2, banda que carrega diversos hinos do rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.