Na primeira turnê a banda Led Zeppelin conquistou os jovens norte-americanos

A segunda parte da história do grupo conta sobre a composição do segundo e do terceiro álbum da banda

Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo continua contando a história da banda Led Zeppelin. De Vivo cita a importância do empresário Peter Grant para o gerenciamento do dinheiro da banda e a influência de Richard Cole, gerente de turnês.

Após breve turnê pela Europa continental, depois do primeiro álbum lançado no início de 1969, a banda viajou para os Estados Unidos, onde conquistou o público jovem e criou relação problemática com a imprensa, conta o professor.

O lançamento do segundo álbum veio ainda em 1969, onde a música Whole Lotta Love se tornou marca da banda por vários anos, com um dos riffs de guitarra mais conhecidos do rock e utilização do instrumento Theremim, pelo guitarrista Jimmy Page, parte importante dos shows da banda. Outra música do disco, e que mistura sonoridade acústica com o hard rock, é Ramble on.

De Vivo conta que os álbuns musicais do grupo não chamavam a atenção da imprensa, e a banda não era tão conhecida na Inglaterra, país para onde o grupo voltou após meses de viagens pelos EUA. Em 1970, no País de Gales, Page e Robert Plant já pensavam no terceiro álbum da banda, que posteriormente se tornou o mais acústico do Led Zeppelin, com canções como That’s the way e Gallows Pole e, um pouco diferente da abordagem folk, a música Immigrant Song.  

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.