Curso chama a atenção para a importância da luta pelos direitos humanos

Os desenvolvedores do curso, Andrei Koerner e Néri de Barros, destacam a importância da agenda dos direitos humanos, que ganhou destaque especial com a pandemia da covid-19

15/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/04/2021 as 11:20
Logo da Rádio USP
Foto: GraphicsSC – Pixabay / Fotomontagem Jornal da USP

Vai até o fim desta semana o curso on-line Direito Internacional dos Direitos Humanos: Uma Abordagem Multidimensional, organizado conjuntamente pela USP, Unicamp e Unesp. As aulas são voltadas a profissionais e estudantes de direito, mas participam também ativistas e pesquisadores em ciências sociais e humanas.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, os desenvolvedores do curso, Andrei Koerner (atual vice-coordenador do grupo de Pesquisa em Direitos Humanos do Instituto de Estudos Avançados da USP) e Néri de Barros (diretora executiva de Direitos Humanos da Unicamp), destacaram a importância da agenda dos direitos humanos, que ganhou destaque especial com a pandemia da covid-19 e com os impactos causados pela ação do homem no meio ambiente.

Néri destaca que o Brasil pode ser considerado um país bastante bem situado, em termos normativos, para a defesa dos direitos humanos, mas tem um Judiciário conservador. “[O curso] reflete uma vontade muito grande da universidade de dialogar com esses profissionais e levar pesquisas na área sociológica, antropológica, da economia e também do direito, que informem as decisões do Judiciário. Infelizmente, elas ainda são muito pautadas por elementos estruturantes da sociedade brasileira e que passam pela experiência colonial de submissão.”

Koerner pontua os recentes movimentos autoritários contra os direitos humanos, que têm provido ataques significativos às próprias universidades. “A universidade tem que se posicionar, e nós (o grupo de pesquisa em direitos humanos) estamos, inclusive, programando um encontro em defesa da autonomia universitária, contra os ataques que vem sofrendo”, comenta.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.