Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 14 de março de 2021, o primeiro de dois episódios sobre a cantora e compositora capixaba Nara Leão (1942-1989).
Nara Leão era uma artista “sempre à frente do seu tempo”, disse o pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 14 passado. Nascida em Vitória, no Espírito Santo, em 19 de janeiro de 1942, com 1 ano de idade ela se mudou para o Rio de Janeiro com a família, formada pelo pai, o advogado Jairo Leão, a mãe Altina e a irmã Danuza, que depois se tornaria jornalista e escritora de sucesso. Começou a carreira de cantora em 1964, revelando-se uma das vozes mais lindas da música popular brasileira.
No dia 14, Olhar Brasileiro apresentou o primeiro de dois episódios sobre a vida e a obra de Nara Leão. No programa – que abordou a carreira da cantora entre 1964 e 1975 -, foram exibidas músicas como Marcha da Quarta-Feira de Cinzas, de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, Carcará, de João do Vale e José Cândido, e A Banda, de Chico Buarque de Holanda, entre outras – todas na voz de Nara. O próximo programa vai destacar a carreira da cantora de 1976 até sua morte, em 1989.
Ouça nos links acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.