Mulheres inspiraram obras-primas da música popular brasileira

“Carolina”, de Chico Buarque, e “Luiza”, de Tom Jobim, são exemplos de músicas baseadas em nomes femininos

 09/03/2021 - Publicado há 3 anos
Chico Buarque, Tom Jobim e Dorival Caymmi: grandes compositores da música popular brasileira se inspiraram em mulheres para criar obras eternas – Montagem com fotos de Wikimedia Commons

 

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 7 de março de 2021, que apresentou músicas inspiradas em nomes de mulheres.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Carolina, de Chico Buarque, Luiza, de Tom Jobim, e Marina, de Dorival Caymmi, são três composições inspiradas em nomes de mulheres que se tornaram clássicos da música popular brasileira. Obras-primas como essas foram o destaque do programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 7 passado, que apresentou músicas que têm mulheres como tema.

“Maria” foi um nome especialmente lembrado no programa. “O compositor popular sempre cultivou o nome Maria”, lembrou o pesquisador Omar Jubran, produtor e apresentador de Olhar Brasileiro. Foram ouvidas músicas intituladas Maria de Ary Barroso e Luiz Peixoto, Chiquinha Gonzaga e Sidnei Miller. De Noel Rosa, o programa exibiu Maria Fumaça e, de Luiz Carlos Paraná, Maria Carnaval e Cinzas.

Clarice, de José Carlos Capinam e Caetano Veloso, Beatriz, de Edu Lobo e Chico Buarque, e Iracema, de Adoniran Barbosa, foram outras composições tocadas em Olhar Brasileiro.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.