Sérgio Ricardo foi incompreendido e pouco ouvido, diz jornalista

Programa da Rádio USP aborda a vida e obra do compositor paulista, que morreu em julho, aos 88 anos

 14/08/2020 - Publicado há 4 anos

Ouça no link abaixo o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares e transmitido no dia 7 de agosto de 2020, que abordou a vida e a obra do compositor paulista Sérgio Ricardo (1932-2020).

Logo da Rádio USP
O cantor e compositor paulista Sérgio Ricardo (1932-2020): – Foto: Universo Produção – Flickr

Uma das injustiças contra o cantor e compositor paulista Sérgio Ricardo – que morreu no dia 23 de julho passado, aos 88 anos – diz respeito ao fato de que a maior parte das matérias jornalísticas publicadas sobre ele se refere à famosa cena em que o artista quebra o seu violão, irado com as vaias que recebeu durante sua apresentação no Festival da Música Brasileira, da TV Record, em 1967. “É uma cena forte, mas não é o Sérgio Ricardo.”

Esse comentário foi feito pelo jornalista e crítico musical Marcos Sampaio, diretor do blog Discografia, no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 7 passado. Sampaio destacou que o compositor precisa ser mais estudado, uma vez que era “uma cabeça pensante” e foi pouco escutado, pouco divulgado e “totalmente incompreendido”.

Exemplo da incompreensão de que Sérgio Ricardo foi vítima – ainda de acordo com o jornalista em De Papo Pro Ar – é o motivo por que ele foi vaiado no festival da TV Record. A plateia rejeitou a música apresentada no evento, Beto Bom de Bola, porque considerou a obra “alienada”, dedicada a falar sobre futebol. “Mas Beto Bom de Bola é uma música extremamente política, fala da nossa hipocrisia, de um ídolo do futebol que faz enorme sucesso na Copa do Mundo e depois é completamente esquecido”, disse Sampaio. “É o retrato de tantos ídolos que a gente idolatra hoje e esquece amanhã.”

O programa apresentou também trechos de uma entrevista de Sérgio Ricardo ao jornalista Roberto D’Ávila, na TV Brasil, e depoimentos dos jornalistas e críticos musicais Fabian Chacur e Tárik de Souza.

Ouça no link acima a íntegra do programa De Papo Pro Ar sobre o cantor e compositor Sérgio Ricardo.

De Papo Pro Ar é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às sextas-feiras, às 18h45. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

SAIBA MAIS

Leia neste link reportagem do Jornal da USP sobre o cantor e compositor Sérgio Ricardo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.