Vacinação: postura do governo federal foi contrária à preservação da saúde pública

Renato Janine diz ainda que furar a fila da vacinação é errado, mas não é o maior problema que enfrentamos atualmente

 17/02/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta coluna Ética e Política, o professor Renato Janine Ribeiro faz uma análise da postura do governo federal em relação à busca pela vacina contra a covid-19 e a atual vacinação contra a doença. O colunista diz que a atitude do governo tem sido errática, confusa e contrária à saúde pública e às medidas de contenção, como o distanciamento físico empregado no mundo todo.

Para o colunista, a atuação do governo federal brasileiro conseguiu ser pior que a norte-americana, pois, nos Estados Unidos, houve toda uma movimentação para a aquisição de doses de vacinas contra a covid-19, o que não ocorreu aqui.

Janine comenta ainda sobre as pessoas que furam a fila da vacinação: é uma atitude eticamente reprovável. Entretanto, o professor lembra que existe uma tendência forte da sociedade brasileira em desviar a atenção das medidas globais para as atitudes individuais.

Desligar a torneira enquanto se escova os dentes é importante. Mas gasta-se muito mais água na indústria ou com vazamentos dos canos das empresas fornecedoras, lembra o colunista. No caso da pandemia, por exemplo, mesmo o governo do Estado de São Paulo, que buscou a vacina contra o novo coronavírus, agora está fazendo a vacinação de uma forma um tanto quanto confusa. “Furar fila é errado, mas não vamos transformar isso no grande problema da vacinação”, finaliza.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.