Estudo avalia eficácia da colchicina contra a covid-19 e hidroxicloroquina não faz parte da análise

Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP esclarece dúvidas sobre estudo clínico que avaliou o efeito da colchicina e a relação com a hidroxicloroquina

 26/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 01/03/2021 as 14:29
Por

Pesquisadores da USP em Ribeirão Preto realizaram um estudo clínico que avaliou a eficácia da colchicina, medicamento usado há décadas no tratamento da gota, em pacientes hospitalizados pela covid-19. Os resultados indicaram que o fármaco pode ajudar a combater a inflamação pulmonar e a acelerar a recuperação de pacientes com as formas moderada e grave da doença.

Divulgado com informações equivocadas nas redes sociais, o estudo tem como conclusão que a adição da colchicina ao tratamento-padrão da covid-19 levou à redução do tempo de uso de oxigênio suplementar e do tempo de internação. “Em abril de 2020, quando a análise foi feita, o tratamento-padrão da instituição era com azitromicina, hidroxicloroquina e heparina sódica. Ou seja, todos os pacientes do estudo receberam a mesma medicação”, afirma Paulo Louzada Junior, que é coautor do artigo e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos, sendo que metade recebeu a adição de colchicina ao tratamento-padrão e a outra metade recebeu somente o tratamento-padrão. “O que pode ser dito, e de fato é dito no artigo, é que não houve evento adverso grave pelo uso combinado dessas medicações. Ressaltamos que não é possível compreender um ensaio clínico, com suas limitações e importância, somente pela leitura do resumo”, completa.

Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores ressaltam que não é recomendado o uso indiscriminado da colchicina para prevenção ou tratamento da covid-19. “É preciso um novo estudo com mais pacientes para confirmar os benefícios e analisar o comportamento do fármaco em casos mais graves da doença”, finaliza.

O professor ainda revela que o grupo de pesquisadores continua, como estudo aberto, a avaliação da eficácia da colchicina como tratamento coadjuvante à heparina e corticoide, nos pacientes com covid-19 internados em enfermaria devido as suas formas moderadas ou graves.

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas na matéria completa de Júlio Bernardes no Jornal da USP:

E na matéria de Karina Toledo da Agência Fapesp neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.