V Webinar Ciência USP – Como ficar bem? Saúde física e mental da quarentena ao “novo normal”

O evento é aberto e pode ser acompanhado, das 11h às 12h15, no dia 3 de junho, no Canal USP no YouTube. Inscrições para certificado até 02/06

 

 

 

 

 

O Ciência USP, selo de divulgação científica do Jornal da USP, realiza a partir da próxima quarta-feira, 3 de junho, o quinto evento da série de webinars abertos ao público para discutir os diversos aspectos da pandemia de covid-19. O próximo evento é quinto e último do ciclo.

Guilherme Vanoni Polanczyk

Não está descartada a possibilidade novas quarentenas, ainda que alternadas, mesmo no período após a fase mais crítica da pandemia, que tem sido chamado de o “novo normal”. Pensando no bem estar em situações assim, nesta edição dos webinars a jornalista Luiza Caires recebe três convidados para falar sobre o tema: Como ficar bem com isso tudo? Saúde física e mental da quarentena ao “novo normal”.

Saúde mental

O psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Guilherme V. Polanczyk explicará as diversas maneiras pelas quais a pandemia atinge a saúde mental e quais as consequências agudas e a longo prazo. Um dos autores do guia Psiquiatria da infância e adolescência, ele  também dará orientações sobre como cuidar da saúde mental, seja dos adultos, seja das crianças e adolescentes.

Alimentação equilibrada

Desire Coelho

A nutricionista e doutora pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)da USP Desire Coelho discutirá o comportamento alimentar no isolamento em tópicos como fome emocional; ganho de peso na quarentena. Desire, que é integrante do canal Ciência InForma e autora do livro A dieta ideal,  também dará orientações sobre como organizar a alimentação em períodos como este.

Atividade física

O professor da FMUSP e profissional de educação física Bruno Gualano falará sobre os riscos da inatividade física à saúde geral em curto e longo prazo; os benefícios de se manter fisicamente ativo; como fazê-lo durante o isolamento; além de questões como o uso de academias, prática ao ar livre, retorno dos eventos esportivos, prática de atividade física, resposta imune e risco de infecções. Bruno, que também integra o canal Ciência InForma, e é um dos autores do livro Exercícios Físicos nas Doenças Reumáticas apresentará ainda os novos estudos do Grupo de Fisiologia Aplicada e Nutrição da USP sobre o tema.

Bruno Gualano

O evento é aberto e pode ser acompanhado, das 11h às 12h15, no dia 3 de junho, no Canal USP no YouTube.

Quem desejar receber certificado de presença precisa preencher e enviar, até 02/06, às 18 horas, o formulário disponível em: forms.gle/6gpLgvVcu8JYp16T7. Também é necessário digitar o nome enviado no chat do YouTube, no dia e hora do evento, para registrar a presença.

Informações

V Webinar Ciência USP
Como ficar bem com isso tudo? Saúde física e mental da quarentena ao “novo normal”

3/6/20 (quarta-feira), às 11h – Acesso livre*

Link

Convidados

  • Dr. Guilherme Polanczyk
    Psiquiatria
    Pesquisador/professor FMUSP
  • Dra. Desire Coelho
    Nutrição
    Doutora ICB-USP/INRA Paris
  • Dr. Bruno Gualano
    Atividade física
    Pesquisador/professor FMUSP

Mediação

  • Luiza Caires
    Jornal da USP e redes Ciência USP

*Inscrições para certificado

Realização

  • Ciência USP/Jornal da USP

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.