Saúde sem Complicações #4: Cirurgias gastrointestinais minimamente invasivas já são uma realidade

Professor José Sebastião dos Santos, do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, fala sobre a vantagem de o paciente ser submetido ao procedimento, que é constituído de pequenos cortes por meio de videocirurgia. O paciente sente menos dor e fica menos tempo no hospital

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=290811

Saúde sem Complicações #4: Cirurgias gastrointestinais minimamente invasivas já são uma realidade
Saúde sem Complicações

 
 
00:00 / 32:33
 
1X
 

O Saúde sem Complicações desta semana fala sobre cirurgias gastrointestinais minimamente invasivas, com o professor José Sebastião dos Santos, do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O professor atua com os temas: afecções digestivas de elevada complexidade, obstrução biliar e pancreática e organização de sistemas e serviços de saúde como cirurgia ambulatorial, urgência, emergência e regulação médica. 

Segundo o professor “ainda existem procedimentos que são feitos pela via convencional, quando é preciso cortar e abrir o paciente para resolver problemas gastrointestinais”; porém, estatísticas de tratamentos cirúrgicos apontam que já é possível realizar a cirurgia minimamente invasiva em 80% dos casos. A vantagem, de acordo com Santos, são os cortes pequenos feitos por meio de videocirurgias, endoscopia e até mesmo robótica. “Sem dúvida o paciente sente menos dor e fica menos tempo no hospital” destaca.

O professor explica ainda que, utilizando essa técnica, a recuperação do paciente, em geral, é mais rápida e evita problemas pós-operatórios. Para o professor é função dele e de seus colegas que trabalham em hospital de ensino, é difundir esse conceito, ampliar as práticas e fazer estudos para mostrar que isso é vantajoso. Além disso, na gestão do sistema de saúde, afirma o professor, existe realmente um custo tecnológico para implantar as cirurgias minimamente invasivas, mas o custo-benefício é favorável. 


Saúde sem complicações

Apresentação: Mel Vieira
Coordenação: Rosemeire Talamone
Produção: Mel Vieira e Maju Petroni
Edição Geral: Cinderela Caldeira
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: terça-feira, às 13h.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.