Programa da Rádio USP recebe menção honrosa em premiações de jornalismo

“Diversidade em Ciência”, apresentado por Ricardo Alexino Ferreira, é reconhecido por defender pluralidade

03/02/2021 - Publicado há 3 anos
Programação voltada à diversidade – Foto: 123RF

O Programa Diversidade em Ciência transmitido pela rádio USP-FM (93.7) recebeu menção honrosa em dois eventos jornalísticos, o 9º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo e o 15º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, promovidos pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). O quadro é apresentado pelo professor de jornalismo Ricardo Alexino Ferreira, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reprise às terças-feiras, às 2h, e aos sábados, às 14h. Os áudios também ficam disponíveis na página do programa no Jornal da USP, neste link.

Ricardo Alexino Ferreira é professor da ECA e idealizador e apresentador do programa “Diversidade em Ciência”, da Rádio USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A programação, voltada à diversidade, realiza entrevistas com pesquisadores de várias áreas do conhecimento. “Envolve temas desde questões étnicas, passando por gênero até veganismo, dentre outros. Ou seja, tratando pesquisas que abordam grupos com poucas representações política e midiática”, contou o professor Alexino.

A importância da menção para o professor está, especialmente, no reconhecimento. “Foi importante por reconhecer o programa radiofônico Diversidade em Ciência e, por extensão, a própria Rádio USP pelo pioneirismo de aceitar, em 2015, uma proposta até então tida como ousada.”

O quadro foi ao ar pela primeira vez em 1º de junho de 2015, e permanece desde então. Seu lançamento é fruto da tese de livre-docência defendida pelo professor Alexino em 2011, na qual o objeto de pesquisa foi a “etnomidialogia”. “É o estudo do campo da comunicação midiática e sua interseção com as diversidades étnico-sociais, étnicas, de gênero, LGBTI+, etárias, dentre outras. No caso, a etnomidialogia também faz interseção com o jornalismo científico e a divulgação científica”, explicou.

Diversidade em entrevistas

Confira alguns dos programas veiculados:

Dennis de Oliveira
O professor de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP traz conceitos e propostas do educador e filósofo Paulo Freire para a prática do jornalismo, buscando entender como essa atividade pode contribuir para responder os dilemas de hoje. Ouça aqui o programa

Simone Henrique
Pesquisadora, ela fala sobre o direito à saúde da mulher negra. Faz parte do Gepebio (Grupo de Pesquisa em Bioética e Biodireito) da Faculdade de Direito da USP, além de integrante da Rede de Estudos em Advocacia Pro Bono e Acesso à Justiça da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ouça aqui o programa

Nilo Diniz e Ângela Mendes
Neste programa, Alexino recebeu o escritor Nilo Diniz e a gestora ambiental Ângela Mendes para falar sobre a vida e obra do seringueiro, ativista, sindicalista e ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988, em Xapuri, Acre. Ouça aqui o programa

Confira mais programas na página do Jornal da USP, neste link.

.

Sobre o apresentador

Ricardo Alexino Ferreira é jornalista, professor associado (livre-docente) do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. É doutor em Ciências da Comunicação, também pela ECA-USP; membro da Comissão de Direitos Humanos da USP e apresentador e produtor do programa radiofônico de entrevistas Diversidade em Ciência, veiculado desde 2015 na Rádio USP-FM.