Na Rádio USP, “Diversidade em Ciência” aborda homocultura e homoerotismo

Homocultura é um conceito transdisciplinar que dialoga com vários saberes, como antropologia, comunicação, filosofia e história

25/07/2016 - Publicado há 8 anos

No programa Diversidade em Ciência desta semana, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Wilton Garcia Sobrinho sobre homocultura. Conforme Wilton Garcia, homocultura é um conceito transdisciplinar que dialoga com vários saberes como antropologia, comunicação, filosofia, história e outros acerca da produção cultural homoerótica, homossexual, gay, lésbica, bissexual e/ou transexual.

“O universo da homocultura mobiliza o direito e o respeito à diferença, quando investe sobre um conhecimento que observa e absorve acordamento, aceitação e inclusão das minorias sexuais”, afirma.

Durante a entrevista, Wilton Garcia também vai falar da Teoria Queer e/ou Teoria da Performatividade, de Judith Butler, que conceitua que identidade sexual, orientação sexual ou gênero dos indivíduos são uma construção social. É uma teoria de empoderamento dos corpos subalternos, que sofrem os estereótipos dos grupos hegemônicos. Nesse sentido, homem e mulher são conceitos mutáveis, ou seja, desconstrói-se a binaridade.

Wilton Garcia é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com a tese Imagem e Homoerotismo – A sexualidade no discurso da arte contemporânea. Também é pós-doutor pela Unicamp. Atualmente, é professor do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) e de graduação da Fatec, em Itaquaquecetuba. É autor dos livros Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos (Editora Thompson) e Imagem e homoerotismo no Brasil (Editora Nojosa/Fapesp).

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e os direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale. O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da ECA. A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link.