Curso da USP apresenta conceitos atuais de astronomia para professores do ensino médio

Aulas gratuitas são voltadas a professores de Física, Química e Matemática; curso terá duração de nove meses e será totalmente on-line

02/12/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: Divulgação/IAG

.

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP abre inscrições para o tradicional Curso de Astronomia para Professores do Ensino Médio. O curso de aperfeiçoamento completou dez anos em 2020, mas no ano que vem terá um diferencial: todas as aulas e encontros serão virtuais. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line e enviar os documentos exigidos. As inscrições estão abertas até 1º de fevereiro de 2021 e o início das aulas está previsto para 6 de março, com duração de nove meses, totalmente gratuito.

Elysandra Cypriano, professora do IAG-USP que coordena o curso – Foto: USP Imagens

Este curso de aperfeiçoamento tem o objetivo de fornecer a professores de Física, Matemática e Química do ensino médio um primeiro contato com as diversas áreas da astronomia, apresentadas através de um viés moderno e atual. Os tópicos são abordados com o intuito de familiarizar o docente do ensino médio com a linguagem e os conceitos da astronomia contemporânea. São apresentadas, também, descobertas recentes e questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. O curso será coordenado pela professora do IAG Elysandra Cypriano.

Serão oferecidas cem vagas, mas haverá lista de espera para os candidatos excedentes. A comissão de seleção priorizará professores de Física, seguidos dos de Química e Matemática. A divulgação dos selecionados acontecerá no dia 15 de fevereiro na página do curso.

Composto de aulas virtuais obrigatórias, o curso contará com vídeos gravados e disponibilizados semanalmente. Os participantes também deverão participar de videochats semanais, com uma hora de duração, e encontros virtuais mensais, com 4 horas de duração. Ambos aos sábados. Os participantes receberão certificados de conclusão do curso, desde que atinjam o mínimo de 75% de presença, além de nota mínima 7,0.

O programa vai trabalhar temas como: histórico dos telescópios, formação dos sistemas planetários, vida das estrelas, meio interestelar, tipos e distribuição de galáxias, a história da origem do Universo, entre outros.

Astronomia para docentes do ensino médio – a distância
Curso de extensão universitária, na modalidade de aperfeiçoamento

Público-alvo: professores de Física, Química e Matemática do ensino ensino médio
Inscrições: de 1º/12/20 a 1º/02/2021

Para preencher o formulário e consultar a lista de documentos exigidos, acesse: https://www.eventos.iag.usp.br/astronomia-para-docentes-do-ensino-medio

Período de realização: 06/03 a 11/12/2021

Duração do Curso: 9 meses – 298 horas.