Falso buraco negro e astros visíveis no céu de abril: conheça as novidades astronômicas

Boletim “Dia e Noite com as Estrelas”, produzido por alunos da USP, traz discussões atuais em astronomia de forma acessível para o público; faça download gratuito

29/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/05/2023 as 20:48
Ilustração simula sistema de duas estrelas a 1.000 anos-luz da Terra que foi confundido com buraco negro – Foto: ESO/L. Calçada

O que um falso buraco negro, uma casa de cachorro leiloada por 220 mil reais e o cantor David Bowie têm em comum? Todos esses temas estão de alguma forma ligados às discussões atuais dentro da astronomia e estão disponíveis em Dia e Noite com as Estrelas, boletim mensal produzido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP com o auxílio de estudantes da Universidade. No periódico, é possível aprender sobre essa área de estudo por meio de notícias e curiosidades intrigantes. O material visa a aproximar a sociedade do estudo sobre os astros e pode ser baixado gratuitamente neste link.

Dia e Noite com as Estrelas é um material de divulgação científica que utiliza linguagem clara e acessível. O periódico é dividido entre as seções Notícias, com as novidades de maior repercussão na mídia; Astronomia popular, com curiosidades da área; O que está no céu, que traz os astros que podem ser avistados no céu brasileiro; e Especial, com destaques sobre a história da astronomia. A partir deste mês, o material ganha uma nova seção, chamada O que você quer que saibam sobre o seu trabalho?, na qual estudiosos da área apresentam, de forma resumida, o tema que estão pesquisando no momento.

Na edição de março, o boletim conta sobre um sistema de duas estrelas que, em 2020, foi confundido com um buraco negro e passou a ser considerado, erroneamente, como o astro deste tipo mais próximo à Terra (ficando a 1.000 anos-luz do planeta). Além desta notícia, o leitor conhece as histórias do leilão de um objeto atingido por um meteorito e do asterismo batizado de David Bowie, cantor que teve parte de suas músicas inspiradas pela astronomia. Também é possível se informar sobre os fenômenos astrológicos de março, abril e maio e, em outra seção,o professor Roberto D. Costa conta sobre seu trabalho sobre a composição química da Via-Láctea. Já o Especial deste mês é dedicado a Cláudio Ptolomeu, estudioso grego conhecido por suas teorias sobre o geocentrismo e os movimentos planetários.

O material é resultado do trabalho iniciado por estudantes de graduação e de pós-graduação da USP, sob a coordenação do professor Ramachrisna Teixeira, com a colaboração do professor Roberto Boczko, ambos do IAG. Quando foi criado, em 2020, o periódico a visava oferecer aos alunos monitores do Observatório Abrahão de Moraes de Valinhos (OAM), no contexto de pandemia, um espaço de interação com o público. Assim, o boletim também disponibiliza um espaço para envio de perguntas sobre astronomia, além de anúncios de eventos sobre o tema.

Confira a nova edição clicando aqui.

Todas as edições do boletim podem ser encontradas no site do IAG. Para receber as edições mensais via e-mail ou WhatsApp, basta se inscrever na lista de transmissão.

Mais informações sobre o Dia e Noite com as Estrelas estão disponíveis no Facebook, Twitter (@boletimdnce) ou no Instagram (@boletimdnce).