“Uma das experiências jornalísticas mais importantes deste século”

A afirmação de Carlos Eduardo Lins da Silva tem a ver com os dez anos de existência da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, que colabora para que haja mais diversidade dentro das redações

 30/11/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, definida por Carlos Eduardo Lins da Silva como “uma das experiências mais interessantes de jornalismo que temos neste século”, acaba de completar dez anos. Iniciada em formato de blog e transformada em agência em 2017, o veículo trabalha acoplado à Folha de S. Paulo, o que — ainda de acordo com o especialista — gera uma “situação ganha-ganha”: “A Mural acaba sendo vista por mais pessoas; o noticiário da Folha é enriquecido com matérias que não estariam lá normalmente; a comunidade ganha, porque tem suas demandas veiculadas; e a sociedade ganha, porque a diversidade das informações da periferia é importante para que haja compreensão completa da realidade de uma grande metrópole como São Paulo e mesmo do Brasil”.

A justaposição entre a Agência Mural e a Folha, além disso, demonstra que a conjunção entre formatos alternativos de produção jornalística e outros mais consagrados , como o próprio jornal diário, é possível e pode gerar bons frutos.

O “inegável sucesso” da Agência, de acordo com Lins da Silva, se deve, em partes, ao fato de que “as pessoas que trabalham na Mural viveram e vivem aquela situação [de periferia] e compreendem as circunstâncias melhor que qualquer repórter que venha de uma realidade externa”.

Essa iniciativa, por sinal, é um importante passo para que haja mais diversidade dentro das redações de jornalismo. Contudo, apesar do avanço, “ainda há um longo caminho a ser percorrido”, pontua o professor. “Mas o fato de estarmos falando sobre isso mostra que o jornalismo, tradicionalmente conservador, está mudando. Por isso, o aniversário de dez anos da Agência Mural deve ser celebrado por todos que apreciam o jornalismo no País”, completa Lins da Silva.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.