Trabalho dos comunicadores durante a pandemia é discutido na USP

Especialistas conversam sobre o tema nesta quarta-feira, dia 18, às 17 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube

 16/11/2020 - Publicado há 3 anos
Estudo de pesquisadores da USP mostra que a maioria dos profissionais de comunicação tem trabalhado em home office, em condições desconfortáveis para a família e utilizando infraestrutura própria – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove nesta quarta-feira, dia 18, às 17 horas, o debate on-line Os Comunicadores em Trabalho Digital Remoto em Tempos de Pandemia. A professora Roseli Figaro, do Departamento de Comunicações e Artes da ECA, conversa com a jornalista Maria José Braga, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, e com dois pesquisadores do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), núcleo de estudos ligado à ECA e coordenado por Roseli: o relações-públicas Jamir Kinoshita e a publicitária Daniela Ferreira de Oliveira. Kinoshita e Daniela são doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA. O evento integra a série ECA Debate e terá transmissão ao vivo no canal da ECA no Youtube.

Desde março passado, o CPCT investiga as condições de trabalho dos profissionais da comunicação durante a pandemia. O relatório executivo do estudo, divulgado em julho, mostra que a maioria dos profissionais de comunicação tem trabalhado em home office, em condições desconfortáveis para a família e utilizando infraestrutura própria – equipamentos, energia elétrica, conexão com internet e aplicativos necessários para as atividades. Para a maioria dos voluntários do estudo, o trabalho se intensificou e a organização da rotina laboral ocupou todo o espaço e o tempo em casa.

ECA Debate é uma série de encontros semanais que reúnem pesquisadores e pesquisadoras da USP e especialistas de diversas áreas para refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade, que extrapolam a saúde e atingem as relações sociais, a cultura, as artes, a economia e a política. Os encontros da série ocorrem até dezembro, sempre às quartas-feiras, às 17 horas. A gravação de todos os encontros ficam disponíveis no canal da ECA no Youtube.

O evento ECA Debate – Os Comunicadores em Trabalho Digital Remoto em Tempos de Pandemia, promovido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece nesta quarta-feira, dia 18, às 17 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da ECA no Youtube.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.