Para colunista, eleição de Biden reforça o multilateralismo

Para Pedro Dallari, a vitória do candidato democrata pode reverter a onda nacionalista e renovar as relações internacionais

 11/11/2020 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, o professor Pedro Dallari enfoca a vitória do candidato democrata Joe Biden nas eleições presidenciais americanas e suas consequências tanto para os Estados Unidos quanto para o mundo globalizado. “A vitória de Biden pode ser analisada sob diferentes pontos de vista. Uma das perspectivas é justamente o fato de sua vitória sobre Donald Trump apontar para a valorização das organizações e acordos internacionais voltados para a governança no mundo globalizado”, afirma o colunista. “É um reforço para o multilateralismo internacional. Há, dessa forma, a restauração de uma orientação que prevaleceu nos governos mais recentes do Partido Democrata, de Bill Clinton e Obama, mas também do governo do republicano George Bush, pai, no começo dos anos 1990”, diz Dallari. “Temos, então, a derrota do discurso de Trump contra a globalização e a favor de políticas unilaterais.”

Segundo o colunista, dois passos importantes de Biden em direção a esse multilateralismo são o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris – sobre as questões climáticas – e a recomposição das relações com a OMS. “Esta orientação geral, pelo peso dos Estados Unidos de reforço ao multilateralismo, tende a gerar uma globalização feita em moldes mais organizados e abertos, o que é bom para a América Latina e, particularmente, para o Brasil, apesar do alinhamento do presidente brasileiro com Trump”, garante o Dallari. “Mas esse multilateralismo reforçado também precisa ser renovado por conta dos desafios que se colocam nesse período, entre eles a construção de uma boa relação com a China e uma atenção maior para os excluídos da globalização que, sem perspectivas, acabaram atraídos pelo discurso populista, como aconteceu nos Estados Unidos, com Trump e no Brasil”, conclui Dallari.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.