Na coluna Ética e Política desta semana, o colunista Renato Janine Ribeiro comenta fato que ocorreu durante a transmissão do jogo Brasil e Peru, pela TV Brasil, no dia 13 de outubro, quando o narrador fez elogios ao presidente Jair Bolsonaro.
Para o colunista, isso foi uma violação da fronteira que deve existir entre o público e o privado. “Nós tivemos algo que pertence ao Estado e a todos os brasileiros sendo utilizado para agradecer, para fazer propaganda do presidente da República, que está ali temporariamente. Eleito por mandato, mas temporariamente”, diz o colunista. Ele lembra que a Constituição de 1988 diz, com toda clareza, que a publicidade feita pelo setor público nunca pode ter por meta a promoção de quem está nesses poderes.
Janine fala ainda sobre o papel das TVs públicas. As europeias nasceram basicamente como pertencentes ao Estado e com uma missão pública que é cuidadosamente preservada, de modo que essas TVs não podem fazer propaganda do governo. Um exemplo é a BBC, que tem extrema qualidade e é altamente respeitada. No Brasil, as emissoras públicas têm como objetivo transmitir aquilo que é de interesse social e, sendo educativas e culturais, o que é de interesse para a formação das pessoas.
Ouça, no link acima, o áudio na íntegra da coluna Ética e Política.
Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.