O centro da narrativa da quinta parte do Weihnachtsoratorium, Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach – exibida nesta edição de Manhã com Bach -, é a adoração ao menino Jesus feita pelos sábios do Oriente, que foram guiados por uma estrela no céu desde a sua pátria até a pobre estrebaria de Belém onde repousa o recém-nascido, conforme o capítulo 2 do Evangelho de Mateus. Nota-se aqui a aproximação que o texto bíblico faz entre Jesus e a ciência, já que esses sábios do Oriente, na época, podem ser vistos como equivalentes ao cientista moderno.
Além da quinta parte do Oratório de Natal, esta edição de Manhã com Bach apresenta ainda a Suíte para Violoncelo Número 2 em Ré Menor (BWV 1008), de Bach.
Manhã com Bach está apresentando ao longo de seis edições as seis partes do Oratório de Natal, monumental obra de Bach composta em Leipzig, no leste do atual território da Alemanha, para celebrar o Natal de 1734 – portanto, há exatos 290 anos. A obra reproduz musicalmente os relatos sobre o nascimento de Jesus Cristo registrados nos Evangelhos de Lucas e de Mateus.
Ouça o podcast no link acima.