Grupo Cantantes Virtuais mostra sua versão de “Aquarela do Brasil”

Recém-criado, conjunto vocal formado por membros do Coral da USP divulga seu primeiro vídeo

15/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/10/2020 as 12:53

Assista no link abaixo à apresentação de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, pelo grupo Cantantes Virtuais.

Tudo começou com a vontade de cantar em conjunto, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus. Foi assim que surgiu o recém-formado grupo Cantantes Virtuais, atualmente com 37 integrantes – todos membros do Coral da USP (Coralusp). No dia 30 de setembro passado, ele disponibilizou na internet o seu primeiro vídeo, em que apresenta a música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso (1903-1964). Para essa estreia, o grupo se inspirou numa exibição do coral Cantus Firmus, de Brasília (DF), regido pela maestrina Isabela Sekeff, que cedeu a partitura da música de Ary Barroso para o Cantantes Virtuais. O arranjo é de José Alves.

O objetivo dos idealizadores do projeto, Mariana Meidani Ripoli, João Ricardo Penha e Robert Gavidia Bovadilla, é “fortalecer os vínculos entre os cantores neste momento tão complicado, além de continuar cantando, ainda que cada um de seu próprio canto”, nas palavras de Bovadilla. Ele destaca que o objetivo também é levar alegria para as pessoas através da música, o que determinou a escolha de Aquarela do Brasil.

Mariana, Penha e Bovadilla se empenharam para fazer com que quase 40 vozes estivessem em conjunto, mesmo isoladas. A preparação começou com a orientação dos cantores sobre a padronização das gravações, incluindo a postura. “Nós tentamos organizar tudo da forma mais simples possível, para que cada cantor pudesse produzir sua parte sozinho, já que estamos isolados. E depois teve o desafio da produção, porque nós três também estamos isolados”, afirma Mariana Ripoli. ”Nenhum de nós havia mexido com gravação de vídeo e áudio tão intensamente antes da quarentena. Tivemos que nos adaptar rapidamente”, conta João Penha.

O resultado foi recompensador. Postado no YouTube há duas semanas, o vídeo já ultrapassou mil visualizações e vai participar do festival de coros Encontro de Coros Tutti, que ocorrerá de 23 a 25 de outubro, virtualmente.

O nome do grupo e a música apresentada no vídeo de estreia foram escolhidos por votação entre todos os integrantes do Cantantes Virtuais, assim como a frase que aparece só no final da produção. A frase e as roupas coloridas dos cantores também estão voltadas para transmitir mensagens de alegria. Outra decisão do grupo – praticamente unânime – é a de dar continuidade ao projeto. Penha adianta que o próximo vídeo, já em fase de produção, terá como temática o Natal.

Integrante do Cantantes Virtuais, a contralto Rosângela Vasconcelos diz que o resultado final superou suas expectativas. De acordo com ela, “o vídeo ficou leve, com um clima gostoso, que mostra o espírito de união do grupo e a nossa comunicação como amigos, mesmo em tempos de pandemia”. Publicitária formada pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Rosângela admite que já está ansiosa e com muitas expectativas em relação ao próximo vídeo do grupo. Sobre a repercussão da apresentação de Aquarela do Brasil, ela diz: “Isso nos trouxe mais motivação para fazer com que o próximo vídeo seja ainda melhor”.