Portal de Revistas da USP sobe três colocações em ranking mundial

Plataforma ocupa a 32ª posição entre as melhores do mundo

30/08/2016 - Publicado há 8 anos
201608301_PortalRevistas
Portal é a biblioteca digital das revistas publicadas sob a responsabilidade da USP | Foto: Marcos Santos

O Portal de Revistas da USP alcançou o 32º lugar no último ranking Webometrics de portais de revistas científicas, três posições acima de sua colocação na edição anterior.

O ranking, divulgado em julho, considera portais de universidades de todo o mundo. Na categoria em que o site concorreu, Top Portals, foram classificadas mais de 200 páginas, que foram avaliadas em aspectos como número de artigos, tamanho do portal e número de links externos. O ranking é feito por um grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior corpo público de pesquisa científica na Espanha.

“Temos a maior coleção de periódicos da América Latina, um volume muito grande de revistas e artigos. Apenas em 2016, foram realizados quase 6 milhões de downloads no portal”, comemora André Serradas, chefe de divisão de Gestão de Sistemas de Comunicação e Disseminação de Produtos e Serviços do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP.

Em julho de 2015 foi a primeira vez que o Portal de Revistas da USP foi classificado no ranking. O portal foi criado em 2008 e é mantido pelo SIBi. Nele, são publicadas revistas por unidade de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos. Seu objetivo é disponibilizar o acesso gratuito às revistas publicadas pela USP e ampliar sua visibilidade.

Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP também foi classificada no ranking, na oitava colocação, na categoria Top Institutionals. Ela foi criada em 2001 para disponibilizar na internet os trabalhos de mestrado, doutorado e livre-docência desenvolvidos na Universidade.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP

Mais informações: site http://www.revistas.usp.br/