Em Ribeirão, professor da USP cria Clube de Leitura para universitários

O próximo encontro será dia 24 de outubro, às 17 horas, pelo Google Meet; público terá acesso a 1,2 mil títulos de biblioteca

15/10/2020 - Publicado há 4 anos
Clube de Leitura Le Guin pode estimular que os participantes escrevam seus próprios textos – Foto: Aaron Burden/Unsplash

.

Para estimular a leitura e a discussão crítica por meio de obras de autores consagrados da ficção científica e de novos autores e escritores brasileiros, o professor Osame Kinouchi Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, criou o Clube de Leitura Le Guin. O foco são os universitários, segundo o professor, “há estudos que indicam que o nível de leitura de revistas e livros cai depois que o calouro ingressa na universidade.”

Osame Kinouchi Filho – Foto: Reprodução e-aulas

No entanto, o público também pode participar do clube que terá à disposição mais de 1,2 mil títulos do acervo da Biblioteca Roberto C. Nascimento, do Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria do Departamento de Física da FFCLRP.

O nome do clube foi inspirado na escritora norte-americana Ursula K. Le Guin, premiada por suas obras de ficção científica e fantasia que abordam questões humanas e sociais, utilizando a Antropologia, a Sociologia e as Ciências Políticas. O professor acredita que a iniciativa pode estimular os participantes a escreverem seus próprios textos.

As atividades começaram no dia 10 de outubro e os encontros serão realizados a cada 14 dias, sempre aos sábados, às 17 horas, pelo Google Meet. O próximo será no dia 24 de outubro, os interessados devem entrar em contato com o professor Kinouchi Filho através do e-mail okinouchi@gmail.com para receber o link da reunião e o PDF do material a ser debatido.