Crise da Cinemateca Brasileira é tema de debate on-line

No dia 7, pesquisadores e cineasta vão debater soluções para a preservação do maior acervo audiovisual do País

02/10/2020 - Publicado há 4 anos
A Cinemateca Brasileira: acervo inclui mais de 30 mil títulos sobre a televisão e o cinema brasileiros e cerca de 250 mil rolos de filmes – Foto: Site da Cinemateca

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove no dia 7, quarta-feira, às 17 horas, o debate on-line Cinemateca Brasileira: Memória e Produção Audiovisual em Risco. O evento integra a série ECA Debate e terá transmissão ao vivo no canal da ECA no Youtube.

No encontro, o professor da ECA Eduardo Morettin vai conversar com o cineasta Roberto Gervitz e com a pesquisadora Débora Butruce, presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, sobre a crise da Cinemateca Brasileira e o seu impacto na preservação, produção e pesquisa audiovisual. Fundada em 1940 e instalada na Vila Clementino, na zona sul paulistana, a Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação e difusão da produção do audiovisual brasileiro. Possui acervo que inclui mais de 30 mil títulos sobre a televisão e o cinema brasileiros e cerca de 250 mil rolos de filmes, além de centenas de milhares de outros tipos de documentos.

Desde 2013, a Cinemateca enfrenta crise financeira, que tomou proporções mais graves nos últimos anos. Os mais recentes episódios dessa crise foram a entrega das chaves da instituição a um representante do governo federal escoltado por agentes da Polícia Federal armados e o anúncio da demissão de todos os funcionários. “Pela primeira vez em sua história, a ameaça de uso da violência pairou no espaço que é patrimônio de nossa memória audiovisual”, escreveu Morettin à época, num artigo publicado no Jornal da USP.  A Congregação da ECA também divulgou moção de apoio à Cinemateca Brasileira.

ECA Debate é uma série de encontros semanais que reúnem pesquisadores de diversas áreas para refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade, que extrapolam a saúde e atingem as relações sociais, a cultura, as artes, a economia e a política. “Com essa série de eventos, nosso objetivo é promover conversas sobre temáticas tão determinantes para nossas relações e percepções do atual momento e sobre as profundas reverberações da covid-19 em nosso cotidiano, além de compartilhar com a sociedade um pouco do que a ECA tem feito durante a pandemia”, explica o professor Eduardo Monteiro, diretor da ECA.

Os encontros da série ECA Debate acontecem até dezembro, sempre às quartas-feiras, às 17 horas, no canal da ECA no Youtube. Entre os temas de discussão previstos estão o impacto da pandemia no teatro, arte e tecnologia, a cobertura da imprensa sobre a covid-19, tendências para as campanhas eleitorais em 2020 e o impacto da pandemia no setor cultural. Após a realização dos eventos, todos eles ficarão disponíveis no canal da ECA no Youtube.

O evento ECA Debate – Cinemateca Brasileira: Memória e Produção Audiovisual em Risco será realizado no dia 7, quarta-feira, às 17 horas, com transmissão ao vivo no canal da ECAUSP no Youtube.

Cinemateca precisa ter autonomia política e ser gerida por técnicos (reportagem publicada no Jornal da USP em 28 de agosto de 2020). Clique aqui.

O sequestro de nossa memória audiovisual (artigo do professor Eduardo Morettin, da Escola de Comunicações e Artes da USP, publicado no Jornal da USP em 14 de agosto de 2020). Clique aqui.