Escolha do multilateralismo na Assembleia Geral da ONU é correta

Para o embaixador, o pronunciamento do Brasil na sessão de hoje provavelmente focará em assuntos internos, especialmente a Amazônia e o enfrentamento do governo perante a pandemia

 15/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Começando oficialmente hoje (15), a Assembleia Geral da ONU ocorre virtualmente pela primeira vez em seus 75 anos de existência, com isso, os pronunciamentos dos presidentes serão todos gravados previamente. A única exceção será a do presidente americano Donald Trump, que aparecerá fisicamente e provavelmente usará o evento para dar prosseguimento à sua campanha política. 

De acordo com o embaixador Rubens Barbosa, o tema central do encontro será o do multilateralismo. “É correto esse tema ser priorizado, porque há um movimento em várias partes do mundo de ataque ao multilateralismo, a começar pelos Estados Unidos, que não poupam adjetivos negativos a organizações internacionais”, comenta Barbosa. O colunista, inclusive, cita o episódio em que Trump atacou a Organização Mundial do Comércio (OMC), além de atitudes envolvendo o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Por falar em Bolsonaro, de acordo com o colunista, o Brasil deve mostrar em seu pronunciamento um relato sobre a política interna, em que a visão do governo sobre alguns fatos será dada, especialmente sobre a Amazônia, e sobre como o governo atuou de forma correta diante da situação pandêmica.

Propostas concretas envolvendo a reconstrução mundial após a pandemia acontecem, em meio a outros assuntos. A sessão de hoje também marca os 75 anos da formação das Nações Unidas após o término da Segunda Guerra.

Saiba mais ouvindo a coluna Diplomacia e Interesse Nacional no player acima.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.