ONU coleciona fracassos e sucessos ao longo de sua história

Em sua coluna, o professor Alberto do Amaral fala sobre os desafios enfrentados pela ONU desde sua criação até agora

 03/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Os desafios da ONU são o tema do professor Alberto do Amaral para sua coluna Um Olhar Sobre o Mundo. Criada em 1945, a finalidade principal da Organização das Nações Unidas era garantir a paz e a estabilidade mundial, atribuindo às cinco potências vitoriosas da 2ª Guerra Mundial a responsabilidade de assegurar que assim ocorresse. A ONU desempenhou funções positivas ao longo de sua existência, destaca o colunista. No entanto, fracassou em alguns pontos, como as querelas envolvendo EUA e URSS durante a Guerra Fria – todas resolvidas fora da ONU – e as disputas entre árabes e israelenses, entre outros exemplos citados por Alberto do Amaral.

Hoje, a Organização das Nações Unidas “enfrenta um sério problema de legitimidade, porque ela representava, à época, uma realidade de poder que não mais existe atualmente”. Ela não conseguiu dar conta – ou pelo menos não obteve uma resposta eficaz – de alguns conflitos bem contemporâneos, como o que ocorre na Síria. Ou seja, a ONU teve êxito em alguns aspectos, assim como teve notáveis fracassos em outros, sobretudo os  ligados à segurança e à paz.

Acompanhe o comentário do professor Alberto do Amaral, na íntegra, pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.