Rádio USP conclui série de programas sobre Adoniran Barbosa

Programa “Olhar Brasileiro” transmite o quinto e último episódio de série sobre o compositor paulista

 01/09/2020 - Publicado há 4 anos
Adoniran Barbosa: nos últimos anos de vida, o compositor reclamava que as emissoras de rádio não tocavam suas músicas – Fotomontagem: Vinicius Vieira/Jornal USP

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 30 de agosto de 2020, que apresentou o quinto e último episódio de série sobre Adoniran Barbosa (1910-1982).

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou no dia 30 de agosto o quinto e último episódio da série sobre o cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa. Os quatro programas anteriores da série podem ser ouvidos neste link.

No último episódio da série, o programa abordou os últimos anos de vida do compositor, quando ele reclamava que as emissoras de rádio não tocavam suas músicas. Nessa época, ele também fez jingles publicitários, entre eles um produzido pela Caderneta de Poupança do Unibanco. “Com uma avançadíssima enfisema e impossibilitado de sair de casa pela noite, Adoniran inventa para si uma pequena arte, utilizando velhos pedaços de lata ou de madeira, construindo trenzinhos de ferro, minicarrosséis e rodas gigantes, enfeites, cigarreiras e outros bibelôs”, disse o apresentador do programa, o pesquisador Omar Jubran. “Quando recebia alguma visita que admirava os objetos criados por Adoniran, este mantinha o bom humor que sempre teve, dizendo: ‘Alguns chamam isso de higiene mental, mas para mim não passa de higiene de débil mental’.” Adoniran morreu no dia 23 de novembro de 1982, aos 72 anos, vítima de ataque cardíaco.

O Casamento do Moacir, As Mariposa, Envelhecer é Uma Arte, Já Fui Uma Brasa e Trem das Onze foram algumas das músicas de Adoniran ouvidas no programa.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.