Partida de game ao vivo vai mostrar como uma pandemia se desenvolve

Iniciativa do Gaming Club, integrante da União Pró-Vacina, será realizada pela plataforma Twitch no dia 3 de setembro, a partir das 19 horas

28/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 09/09/2020 as 10:59
Logo da Rádio USP
Game Plague Inc simula competição entre patógenos e cientistas para dizimar ou salvar a população mundial – Foto: Reprodução/Ndemiccreations.com

.

Em tempos de pandemia bate a curiosidade: como é possível uma doença se espalhar tão facilmente pelo mundo todo? Quais características ela precisa ter para contagiar um número tão grande de pessoas? Será que é possível achar a cura para uma enfermidade que se espalha tão rápido?

A entidade estudantil Gaming Club, que integra a União Pró-Vacina (UPVacina), resolveu responder a essas perguntas de uma maneira diferente e mais divertida: jogando ao vivo uma partida de Plague Inc. A live será realizada no dia 3 de setembro, a partir das 19h, pela plataforma de streaming para games Twitch.

O Plague Inc é um jogo de simulação estratégica em tempo real, no qual o jogador desempenha o papel de um patógeno e seu objetivo é dizimar a população mundial. Desenvolvido em 2012 pelo estúdio de jogos independente Ndemic Creations, do Reino Unido, o jogo foi vice-campeão do IGN Game of the Year 2012 na categoria Melhor Jogo de Estratégia Global.

O jogo possui um caráter extremamente ilustrativo acerca de parâmetros como desenvolvimento de sintomas clínicos e transmissão, com um plano de fundo bastante realista em forma de um mapa mundial. O jogador pode utilizar vários tipos de patógenos, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens que influenciam as decisões de progressão da doença. No entanto, há uma pressão de tempo para completar o jogo antes que os cientistas, o oponente, desenvolvam uma cura para a praga.

Durante a partida ao vivo, os jogadores Rafael Neri e Rafael Denis vão discutir conceitos científicos associados ao contexto de pandemia de uma doença infecciosa, além de interagir em tempo real com o público, fazendo paralelos com a covid-19.

Segundo os organizadores, informar o público utilizando meios dinâmicos e acessíveis é fundamental para atingir diferentes públicos, o que ajuda a evitar a disseminação de fake news, que trazem consequências negativas e prejudicam a saúde pública.
.

O evento tem o apoio da Sirius Biotecnologia Jr., da Biocenos Jr., do Centro Estudantil da Biologia e da Cia. do Riso da USP Ribeirão Preto. A União Pró-Vacina é uma iniciativa organizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo Ribeirão Preto da USP em parceria com o Centro de Terapia Celular (CTC), o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid), os projetos de divulgação científica Ilha do Conhecimento e Vidya Academics, e o Gaming Club da FEA-RP. O objetivo é unir instituições acadêmicas e de pesquisa, poder público, institutos e órgãos da sociedade civil para combater a desinformação sobre vacinas, planejando e coordenando atividades conjuntas que exploram as potencialidades de cada instituição participante. Entre as ações estão: colaboração para elaboração e melhoria de políticas públicas; produção de material informativo; intervenções em escolas, espaços públicos e centros de saúde; eventos expositivos; combate às informações falsas e desenvolvimento de games. Mais informações: https://www.facebook.com/upvacina.
.
Confira abaixo um trailer do game de estratégia Plague Inc:
.

Com informações de Nathalia Pereira – União Pró-Vacina, Robson Amaral – Ilha do Conhecimento, Leonardo Mizoguti e Rafael Denis

Ouça entrevista dos estudantes da USP em Ribeirão Preto e jogadores Rafael Neri e Rafael Denis e Nathália Pereira concedida ao Jornal da USP no Ar, Edição Regional, no player acima.